Compartilhe este texto

'Estamos em contato próximo com nossos aliados na região do Irã', diz secretário dos EUA

Por Estadão Conteúdo (Agência Estado)

22/06/2025 9h55 — em
Mundo



O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, disse que os EUA estão em contato com os seus aliados na região do Irã, após os ataques realizados às principais instalações nucleares do país, e abertos para negociações. Até o momento, os americanos não tiveram conhecimento de retaliação iraniana à operação.

Sobre o risco de uma guerra prolongada com o Irã, Hegseth disse que o alcance dos ataques às três principais potências nucleares do Irã, incluindo Fordow, Natanz e Esfahan, foi "intencionalmente limitado". "Bem, tudo pode acontecer em um conflito. Reconhecemos isso, mas o escopo da operação foi intencionalmente limitado. Essa é a mensagem que estamos enviando", afirmou Hegseth, a jornalistas, durante entrevista coletiva na manhã deste domingo.

Segundo ele, os EUA estão enviando mensagens públicas e privadas ao Irã, e esperam que os iranianos sigam o caminho da paz negociada. Hegseth defendeu a necessidade de um acordo negociado quanto ao programa nuclear do Irã.

"Há mensagens públicas e privadas sendo transmitidas diretamente aos iranianos por diversos canais, dando-lhes todas as oportunidades de se sentarem à mesa", afirmou o secretário de Defesa dos Estados Unidos. "Agora é a hora de avançar pela paz", acrescentou.

Hegseth celebrou o sucesso dos ataques americanos às principais instalações nucleares do Irã, no sábado. Conforme ele, "qualquer um que tivesse acompanhado a operação em tempo real ficaria impressionado". "(O presidente Donald) Trump olhou para situação e tomou todas as atitudes necessárias no momento", concluiu.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo