Entenda o que está acontecendo na Síria
Líderes rebeldes derrubaram estátuas de Hafez al-Assad, pai de Bashar al-Assad, responsável por instaurar uma ditadura que durou mais de cinco décadas. A ação ocorreu na cidade de Homs, onde os rebeldes também anunciaram a libertação de ao menos 3,5 mil prisioneiros, enquanto proclamavam a deposição do governo sírio.
Além da destruição do símbolo em Homs, manifestantes também depredaram uma estátua de Hafez al-Assad na cidade de Jaramana, no sul da Síria, em um ato registrado em vídeo neste sábado. Durante a ação, ouviu-se disparos no ar. Um dia antes, rebeldes haviam decapitado outra estátua em Hama.
A libertação dos prisioneiros em Homs foi confirmada pelo comandante rebelde Hassan Abdel Ghani, que publicou um comunicado no canal de mensagens Telegram, informando sobre o avanço das forças opositoras e a "varredura dos bairros da cidade".
Bashar al-Assad, presidente da Síria, teria fugido do país de avião, com seu paradeiro desconhecido, embora fontes indiquem que ele deixou a capital, Damasco, antes da chegada das forças rebeldes.
O principal grupo rebelde que tomou essa iniciativa surgiu de uma dissidência da Al-Qaeda e anunciou a deposição do regime sírio. A Síria vive uma guerra civil desde 2011, após a repressão aos protestos da Primavera Árabe.
ASSUNTOS: Mundo