"Quer governar o mundo pelo Twitter", diz Lula sobre Trump
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta terça-feira (20), que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, “quer governar o mundo pelo Twitter”. A declaração foi feita durante um evento na cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, enquanto Lula criticava o uso excessivo de telefones celulares.
Segundo o presidente brasileiro, em seu gabinete é proibida a entrada com aparelhos eletrônicos. Ao mencionar Trump, Lula questionou a forma de comunicação do líder norte-americano e disse que governar exige diálogo direto com as pessoas. “É possível tratar o povo com respeito sem olhar na cara de vocês?”, afirmou, ao defender a importância do contato presencial.
A crítica ao uso de celulares é um tema recorrente nos discursos de Lula, que costuma associar o excesso de tecnologia à perda de diálogo e de atenção nas relações políticas e institucionais. A fala ocorreu diante de autoridades e apoiadores durante a agenda oficial no estado.
Na semana passada, Trump enviou um convite a Lula para integrar o chamado “Conselho de Paz”, grupo que deve supervisionar a reconstrução da Faixa de Gaza. De acordo com informações da CNN Brasil, o convite foi encaminhado ao presidente brasileiro por meio da embaixada do Brasil em Washington e posteriormente ao Itamaraty.
ASSUNTOS: Mundo