Cientistas nucleares morrem em ataque de Israel ao Irã e país promete vingança
Os cientistas nucleares Fereydoun Abbasi-Davani e Mohammad Mehdi Tehranchi morreram nesta quinta-feira (12), durante o ataque que Israel realizou contra o Irã. A informação foi divulgada pela TV estatal do país.
Mais cedo, a emissora já havia confirmado as mortes de Hossein Salami, chefe da Guarda Revolucionária do Irã, e de Mohammad Bagheri, chefe das Forças Armadas iranianas. O ataque de Israel foi direcionado às estruturas nucleares do inimigo e foi classificado como "preciso e preventivo" pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.
Segundo ele, o Irã estava desenvolvendo uma arma nuclear de grande potência, e o objetivo do bombardeio foi impedir que esse programa continuasse. O Irã, porém, acusa o rival de lançar mais de uma centena de drones em áreas residenciais, causando a morte de vários civis em diferentes cidades.
O líder do país, o aiatolá Ali Khamenei, avisou que haverá retaliação severa e ordenou o lançamento de drones contra Israel ainda na noite de ontem. Autoridades iranianas acreditam que o ataque de Israel teve a colaboração dos Estados Unidos, e a ameaça se estendeu também ao governo americano.
Veja também
ASSUNTOS: Mundo