Após impasse, Hamas volta a libertar reféns israelenses
O Hamas libertou três reféns israelenses neste sábado (15), após um acordo de cessar-fogo com Israel. A libertação ocorreu em Khan Younis, na Faixa de Gaza, e os reféns foram entregues à Cruz Vermelha, que os levou para o território israelense. A troca de prisioneiros foi parte de um acordo mais amplo, mas foi precedida por um impasse, com acusações mútuas de descumprimento dos termos do cessar-fogo.
Após intensas negociações mediadas por Egito e Catar, a situação foi resolvida, e o Hamas concordou em liberar os reféns, enquanto Israel deve libertar 369 prisioneiros palestinos. Entre os reféns liberados, estavam Sagui Dekel-Chen, Alexandre Sasha Troufanov e Iair Horn. A libertação ocorre dentro de um acordo que prevê a liberação de 33 reféns israelenses em troca de centenas de prisioneiros palestinos.
Até o momento, 16 reféns israelenses foram liberados, junto com cinco cidadãos tailandeses, mas ainda restam 76 reféns em Gaza. A situação dos reféns ainda é preocupante, com estimativas de que metade deles esteja viva. A Cruz Vermelha expressou grande preocupação com a condição física dos reféns, destacando casos de extrema magreza entre os libertados.
Veja também
ASSUNTOS: Mundo