Compartilhe este texto

Ao lado de Zelensky, Trump diz que paz entre Rússia e Ucrânia está perto

Por Portal Do Holanda

28/12/2025 15h27 — em
Mundo


Foto: Reprodução/Youtube

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (28) que as negociações para um acordo de paz entre Rússia e Ucrânia estão na fase final. A declaração foi feita ao lado do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pouco antes de uma reunião entre os dois na Flórida, em meio à intensificação de ataques russos e ao impasse sobre territórios em disputa.

Segundo Trump, as conversas são complexas, mas avançaram nos últimos dias com apoio de países europeus. O presidente americano disse acreditar que ambas as partes desejam o fim do conflito e alertou que, sem um acordo, a guerra pode se prolongar por muitos anos, com mais mortes. Ele destacou ainda que não há um prazo definido para a conclusão das negociações.

Zelensky agradeceu a mediação dos Estados Unidos e afirmou que a Ucrânia trabalha em um plano de paz que inclua garantias de segurança. O presidente ucraniano evitou comentar publicamente sobre possíveis concessões territoriais à Rússia, mas adiantou que pretende discutir com Trump o futuro da região de Donbas e outros temas estratégicos ligados à segurança do país.

Antes do encontro, Trump revelou ter mantido uma conversa telefônica considerada “muito produtiva” com o presidente russo, Vladimir Putin. Segundo o Kremlin, os dois líderes concordaram em não apoiar um cessar-fogo temporário antes de um acordo definitivo, e Moscou voltou a exigir decisões sobre os territórios ocupados e a renúncia da Ucrânia à entrada na Otan.

O conflito, iniciado em fevereiro de 2022 após a invasão russa, segue sem solução definitiva. Enquanto a Ucrânia afirma ter concordado com grande parte do plano proposto pelos Estados Unidos, o principal impasse continua sendo a definição das áreas que ficariam sob controle russo, incluindo a região de Donbas e outros territórios atualmente ocupados.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo