Compartilhe este texto

Hemoam Amazonas e Ministério da Saúde apresentam projeto de hemocentro sustentável em Manaus

Por Portal Do Holanda

09/12/2014 17h39 — em
Amazonas



O Hemoam, órgão do Governo do Amazonas, e o Ministério da Saúde apresentaram nesta terça-feira (9), na sede do Hemoam no bairro Chapada, zona centro sul, o projeto do Hemocentro Sustentável. A ideia é implantar medidas sustentáveis para diminuir gastos e atrair mais doadores.

A ação é uma parceria ente o Ministério da Saúde e UNB. Segundo o coordenador do projeto por parte da UNB, Caio Silva, a ideia é usar recursos como energia solar e outras medidas sustentáveis. “Nós trabalhamos com o conceito de urbanização sustentável, ou seja, vamos trabalhar para um edifício mais inteligente com sistemas mais modernos que irá economizar mais energia e, ao mesmo tempo, será mais aberto para as pessoas da cidade. Tudo isso dentro de uma lógica de humanização dos espaços públicos”, ressaltou.

O presidente do Hemoam, Nelson Fraiji, afirmou que as medidas irão promover a economia de recursos e ampliar o número de pessoas atendidas. “O Hemoam está em fase de expansão. Está construindo o Hospital do Sangue, o banco de células de cordão umbilical e placenta e os núcleos no interior. Agora, o Ministério fez a proposta de repaginação dessa estrutura no sentido de criar um ambiente acolhedor para a população e estabelecer uma redução nos custos operacionais. A questão de sustentabilidade visa a economia, seja do uso racional da água ou da energia”.

 

Investimento 

O investimento estimado para o projeto no Amazonas é de aproximadamente R$ 8 milhões. Para Paulo Bárccara, da Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, a iniciativa humaniza os hemocentros. “Você gera todo o ambiente favorável para quem trabalha no local e também para o doador, e isso melhora a captação e incentiva a doação de sangue”.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: - manaus-amazonas, hemoam, Amazonas

+ Amazonas