Servidores da Semsa aderem à campanha de doação de sangue do Hemoam

Por Portal do Holanda

03/12/2014 20h50 — em Amazonas

Servidores da Semsa participaram da abertura da campanha de doação para abastecer o banco de sangue do Hemoam, nesta quarta-feira, (03). A unidade móvel de coleta, o conhecido ‘Vampirão’, ficou disponível no estacionamento da sede, no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul, para os funcionários do local e de outros distritos de saúde.

Segundo o secretário da Semsa, Homero de Miranda Leão Neto, a parceria entre os órgãos superou as expectativas. “Estamos satisfeitos com a expressiva participação dos nossos servidores neste ato nobre. Um gesto de solidariedade que pode salvar inúmeras vidas”, enfatizou.

A subgerente de coleta externa do Hemoam, Eleonora Araújo, destacou o compromisso da equipe da Semsa para que a ação acontecesse. “Graças à mobilização interna, conseguimos coletar 81 bolsas. Temos esta parceria há anos com a Prefeitura de Manaus, mas nunca alcançamos esta marca”, comemorou.

O analista de sistemas Flávio Barros, 40, doou pela primeira vez. Ele conta que recentemente o pai precisou receber sangue e, a partir de então, entendeu a importância dessa prática. Agora quer se tornar um doador assíduo e motivar outras pessoas a fazerem o mesmo. “Não dói nada. A equipe é atenciosa, carismática. Incentiva e tira todas as dúvidas”, enfatizou ao lembrar que durante a coleta o sentimento de ajudar o próximo o deixou muito feliz.

O economista Alberto Carlos, 48, doador desde a época em que prestou o serviço militar, destacou a comodidade da coleta acontecer no ambiente de trabalho. “Foi muito bom. Não precisei me deslocar até a fundação Hemoam desta vez e nem vou precisar ir até lá para pegar o resultado dos exames que foram feitos, pois virão para cá. Espero que a gente tenha outras oportunidades como esta”, disse.

Sobre a doação

Doar é simples e não afeta a saúde do doador. É um ato altruísta e voluntário, que salva vidas de pessoas que precisam de transfusão.

Qualquer pessoa com boa saúde, com idade entre 18 e 65 anos e peso a partir de 50 quilos pode doar. O candidato à doação deve estar bem alimentado e munido de documento de identidade.

Em Manaus, existem dois pontos de coleta: o do Hemoam, aberto de segunda a sábado, das 7h30 às 18h, localizado na avenida Constantino Nery, 4397, Chapada (ao lado da Arena da Amazônia) e o da Maternidade Estadual Ana Braga, que funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, na Alameda Cosme Ferreira, São José 1 (em frente ao Shopping Uai São José). Empresas e instituições que queiram a presença da unidade móvel de coleta devem entrar em contato com o setor Captação de Doadores da Fundação (92 3655-0166/0167).