PC russo surpreso com anúncio de que senador republicano vai publicar coluna no Pravda

©afp.com / BRENDAN SMIALOWSKI
O senador republicano John McCain afirmou que gostaria de escrever uma coluna no jornal comunista russo Pravda. Foto de 3 de setembro de 2013.
Moscou (AFP) - O Partido Comunista (PC) russo manifestou sua surpresa no sábado diante do anúncio do senador americano John McCain de que em breve publicará uma coluna no Pravda, o antigo jornal oficial soviético que continua sendo o veículo de comunicação oficial do PC russo.
O porta-voz do senador republicano, conhecido por suas críticas ao poder russo, anunciou na sexta-feira que tinha aceitado a oferta do Pravda de publicar una coluna, mas os comunistas russos asseguram que nunca ouviram falar dessa possibilidade.
"Só há um Pravda na Rússia, é o órgão do Partido Comunista, e não ouvimos falar das intenções do senador republicano", declarou o chefe de redação do Pravda, Boris Komotsky, em um comunicado publicado no sábado no site do PC.
O dirigente do PC, Guenadi Ziuganov, também ficou surpreso e escreveu no site do partido que "McCain não se preocupou em informar sobre suas intenções, nem à direção do partido nem à do diário".
John McCain brincou, durante uma entrevista televisionada, sobre a coluna divulgada pelo presidente russo, Vladimir Putin, no New York Times de quinta-feira. "Ficaria feliz em ter uma coluna no Pravda", disse à CNN.
A revista americana Foreign Policy informou que havia procurado o chefe de redação da versão em inglês do Pravda, Dimitri Sudakov, que respondeu que concordava com a entrevista e assegurou que a oferta tinha sido imediatamente aceita pelo senador.
Mas, aparentemente, a Foreign Policy entrou em contato com o site Pravda.ru, que não tem nada a ver com o jornal Pravda.
Nenhum membro da direção do Pravda.ru pôde ser localizado neste sábado para confirmar ou desmentir a informação.
ASSUNTOS: Mundo