Compartilhe este texto

Imprensa internacional destaca aprovação do PL da Dosimetria na Câmara

Por Portal Do Holanda

10/12/2025 15h25 — em
Mundo


Foto: Lula Marques/Agência Brasil

A aprovação do chamado “PL da Dosimetria” pela Câmara dos Deputados repercutiu na imprensa internacional nesta quarta-feira (10). O projeto prevê a redução das penas de condenados por envolvimento na tentativa de golpe e nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, incluindo a do ex-presidente Jair Bolsonaro. 

Foto: Reprodução

Veículos como Le Monde (França), El País (Espanha) e The Washington Post (EUA) destacaram que a medida pode diminuir de forma significativa o tempo de prisão do ex-mandatário. A imprensa também relembrou a confusão registrada no plenário durante a votação, quando o deputado Glauber Braga (PSOL) foi retirado à força após ocupar a cadeira da Presidência da Casa.

O jornal francês Le Monde observou que a votação ocorreu em meio a protestos e ressaltou o episódio envolvendo Glauber Braga. Já a emissora alemã DW apontou que o debate aconteceu poucas semanas depois de Bolsonaro começar a cumprir pena de 27 anos, lembrando que o texto ainda precisa passar pelo Senado.

Foto: Reprodução

O Washington Post, por sua vez, informou que o projeto só entrará em vigor após eventual sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas ponderou que Lula deve vetar a proposta. A publicação destacou que o texto foi aprovado por 291 votos a 148 e reduz penas relacionadas ao ataque de 8 de janeiro de 2023.

O El País avaliou que a movimentação no Congresso para diminuir a pena de Bolsonaro busca aliviar a pressão da família do ex-presidente por uma anistia. A proposta segue em tramitação e ainda deve passar por novas etapas antes de uma definição final.

Foto: Reprodução


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo