Estoques de óleo de palma da Malásia caem em janeiro pela primeira vez em 11 meses
Por Rajendra Jadhav
KUALA LUMPUR, 10 Fev (Reuters) - Os estoques de óleo de palma da Malásia caíram em janeiro pela primeira vez em 11 meses, impulsionados por um aumento nas exportações, apesar de a produção ter recuado ao menor nível em 10 meses, informou o órgão regulador do setor.
A queda nos estoques do segundo maior produtor mundial do óleo tropical pode apoiar os futuros de referência da Malásia.[POI/]
Os estoques de óleo de palma da Malásia em janeiro caíram 7,72% em relação ao pico de sete anos do mês anterior, para 2,82 milhões de toneladas, o menor nível desde outubro de 2025, informou o Conselho de Óleo de Palma da Malásia (MPOB) na terça-feira.
A produção de óleo de palma bruto caiu 13,78% em janeiro em relação a dezembro, para 1,58 milhão de toneladas, o menor nível desde março de 2025, enquanto as exportações aumentaram 11,44%, para 1,48 milhão de toneladas, o maior nível desde outubro, informou o MPOB.
Uma pesquisa da Reuters previa estoques de 2,91 milhões de toneladas, com produção estimada em 1,61 milhão de toneladas e exportações em 1,42 milhão de toneladas. [PALM/POLL]
“Os estoques caíram mais do que as expectativas do mercado, e essa tendência provavelmente continuará nos próximos meses, à medida que as exportações ganham impulso”, disse um corretor de Mumbai que trabalha em uma empresa de comércio global.
Atualmente, o óleo de palma está mais de US$100 por tonelada mais barato que o óleo de soja, seu concorrente, para compradores na Ásia, África e Europa, um desconto grande o suficiente para elevar a demanda nos próximos meses, disse ele.
As importações de óleo de palma pela Índia aumentaram 51% em janeiro, atingindo o maior nível em quatro meses, já que o desconto do óleo tropical em relação ao óleo de soja rival levou as refinarias a aumentar as compras.
“A produção de óleo de palma da Malásia foi sólida no trimestre de dezembro, mas está perdendo força, e podemos ver outra queda em fevereiro”, disse um trader baseado em Kuala Lumpur.
(Reportagem de Rozanna Latiff e Rajendra Jadhav)
ASSUNTOS: Geral