Justiça marca audiências do caso Marcius Melhem; acusado de assédio sexual
A Justiça do Rio de Janeiro decidiu dar continuidade ao processo contra Marcius Melhem, recusando o pedido do Ministério Público para arquivar a denúncia. As audiências do caso estão agendadas para a primeira semana de agosto, com os depoimentos da acusação e da defesa marcados para dias distintos — não haverá acareação entre as partes. A informação foi divulgada pelo Uol.
A decisão é da juíza Juliana Benevides de Barros Araújo, responsável pela 20ª Vara Criminal do Rio. Segundo ela, os elementos já reunidos oferecem "justa causa suficiente para o prosseguimento da ação", com indícios consistentes de autoria e materialidade.
O ex-diretor de humor da TV Globo foi denunciado por duas atrizes e uma editora de imagem — que o acusam de assédio sexual durante o período em que ele ocupava cargo de chefia na emissora. De acordo com o relato das mulheres, Melhem usava sua posição hierárquica para se aproximar delas, sempre com o objetivo de obter algum tipo de vantagem sexual e que ele recorria a piadas de cunho sexual e investidas impróprias.
A denúncia foi apresentada pelo próprio Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro em agosto de 2023. No entanto, em 28 de maio deste ano, o promotor Luís Augusto Soares de Andrade solicitou o arquivamento do caso, argumentando que não havia “justa causa” para manter a ação penal.
No relatório, o promotor aponta problemas na denúncia, como falta de precisão temporal, descrições genéricas e repetitivas, além de trocas de mensagens que, segundo ele, enfraquecem as acusações. Andrade destaca, por exemplo, o uso de emojis de risos e corações nas conversas, o que, em sua avaliação, não condiz com o comportamento esperado de uma vítima de assédio.
Uma das mensagens citadas no processo mostra Melhem dizendo: “Pagarei essa entrega com noites selvagens de sexo”, ao que a mulher responde: “Cobrarei!”, seguida de um emoji de gargalhada.
As denunciantes, no entanto, alegam que reagiam de maneira “jocosa” aos constrangimentos para evitar retaliações profissionais.
Veja também
ASSUNTOS: Famosos & TV