Como os cães de Jeff Machado foram fundamentais para encontrar o corpo do ator
Os cães de Jeff Machado foram fundamentais no caso do ator de 44 anos, desde o seu desaparecimento até a localização do corpo.
Dono de 8 cachorros da raça Setter, todos com nomes de ídolos da MPB, ele ainda não era dado como desaparecido quando os animais começaram a aparecer abandonados, em janeiro. O WhatsApp de Jeff ainda enviava mensagens à família —- o que depois foi descoberto ser alguém se passando por ele.
Ícones da MPB e 'operação' da ONG
O primeiro Setter encontrado foi Cazuza, vagando nas ruas do bairro de Santa Cruz no dia 30 de janeiro, por uma moradora que acionou a ONG Indefesos. No dia seguinte, mais um, chamado Vinicius de Moraes, foi achado em condições parecidas. Em 1o de fevereiro, foram encontrados no mesmo bairro Nando Reis e Tim Maia.
O ‘abandono’ de vários cães uma das raças mais restritas no Brasil não poderia ser coincidência, e todos possuíam chips de identificação, que, verificados, apontaram que eles pertenciam a Jeff Machado. O ator passou a ser procurado pela ONG para resgatá-los ou ser responsabilizado pelo abandono.
Suspeito fingiu ser o dono
Uma pessoa entrou em contato com se passando pelo tutor, afirmando que eles fugiram após deixá-los sob os cuidados de uma amiga enquanto viajava. A ONG procurou as redes sociais do ator e viu que ele tinha 8 cães dessa raça, e começou uma “operação” para encontrar os três animais restantes.

Rita Lee foi atropelada e Gilberto Gil nunca encontrado
Elis Regina e Rita Lee foram achadas no bairro de Paciência no dia 3 de fevereiro. Rita já sem vida. A cadela morreu atropelada após ser expulsa ao tentar entrar em uma casa. Um dia depois, muito machucado, Caetano Veloso foi encontrado em Campo Grande, mesmo bairro onde o ator viria a ser encontrado meses depois. Até hoje, o último setter faltante, Gilberto Gil, não foi encontrado.
Desaparecimento confirmado
A mãe do ator, Maria das Dores, já desconfiava que não era o filho quem lhe mandava mensagens no Whatsapp. O ator costumava sempre se comunicar por áudios, e passou a só escrever de forma diferente do que o filho escrevia. Mas a mãe não tinha como provar o desaparecimento até o encontro dos animais pela ONG, dando início às buscas pela Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA).
Cães apontaram a direção
A data do desaparecimento foi tida como no dia 27 de janeiro, e o despejo dos cães por bairros da zona Oeste apontou à polícia uma direção sobre o paradeiro do ator.
No dia 22 de maio, o corpo de Jeff Machado foi encontrado com as mãos amarradas, dentro de um baú de madeira — móvel que era da sua casa —- enterrado concretado a dois metros de profundidade em um terreno na Rua Itaueira, em Campo Grande, zona Oeste da cidade. Foram necessários 9 homens para a remoção do corpo, com britadeiras, picaretas e pás.

Suspeito identificado
O terreno pertencia a uma mulher, que ao ser ouvida pela polícia, afirmou que alugou o espaço para um homem, de quem a polícia já tem a identificação. Com informações da DDPA e G1.
ASSUNTOS: Famosos & TV