Compartilhe este texto

Tempestade tropical Florence deixa cinco mortos em passagem pelos EUA

Por Portal Do Holanda

15/09/2018 7h30 — em
Mundo


Foto: HANDOUT

WILMINGTON — O tempestade tropical Florence fez suas primeiras vítimas fatais em sua passagem pela Costa Leste dos Estados Unidos, uma mãe e seu bebê, anunciou nesta sexta-feira a polícia de Wilmington, na Carolina do Norte. Antes de ser rebaixado, o então furacão tocou terra nesta sexta-feira de manhã, atingindo a costa com fortes ventos e chuvas torrenciais.

Outra pessoa morreu ao ligar um gerador, e um homem foi morto ao ser lançado ao chão por fortes ventos. Por fim, a tempestade também levou à morte de uma mulher que sofreu um ataque cardíaco e não pode ser socorrida.

"Uma mulher e seu bebê morreram quando uma árvore caiu sobre a sua casa. O pai ficou ferido" e está hospitalizado, escreveu a polícia em sua conta no Twitter.

Cerca de 10 milhões de pessoas podem ser afetadas pelo Florence, e mais de 1,7 milhão receberam ordens de deixar o litoral das Carolinas e da Virgínia. Mais de 722 mil residências e estabelecimentos comerciais ficaram sem energia nas Carolinas na sexta-feira, segundo autoridades. As empresas de serviços públicos disseram que milhões devem ficar sem energia, e a restauração elétrica poderá levar semanas.

Inundações já ocorriam desde ontem em vários lugares nos estados americanos. Mesmo enfraquecido, o fenômeno continua sendo muito perigoso, alertam autoridades.

— A tempestade está causando estragos — disse o governador da Carolina do Norte, Roy Cooper, observando que meio milhão de pessoas estão sem eletricidade no estado e que os níveis dos rios vão subir por dias.

Segundo o Centro Nacional para Furacões (NHC), há risco de formação de tornados. O diretor do órgão, Ken Graham, disse no Facebook que as tempestades causadas pelo Florence podem avançar até 3 quilômetros em direção ao interior, estendendo-se pelos Montes Apalaches e afetando partes de Tennessee, Alabama, Kentucky e Virgínia.

O governador da Carolina do Sul, Henry McNaster, alertou que as fortes chuvas também podem provocar deslizamentos de terra na região Oeste do estado.

Inicialmente, alguns moradores ignoraram os alertas de evacuação. Will Epperson, de 36 anos, morador de Hampstead, na Carolina do Norte, disse que ele e sua mulher enfrentariam o Florence em sua casa, mas depois mudou de ideia. Os dois foram embora para a casa da mãe dele, em Durham, a 240 quilômetros.

— Nunca fui de fugir de tempestades, mas esta me deixou com medo — disse Will.

O presidente Donald Trump deverá viajar às áreas afetadas na semana que vem, uma vez que estiver confirmado que a viagem não interferirá nos esforços de resgate e recuperação, de acordo com a Casa Branca. No ano passado, os EUA foram atingidos por uma série de poderosos furacões, incluindo o Maria, que matou cerca de 3 mil pessoas em Porto Rico, e o furacão Harvey, que matou 68 e causou danos estimados em US$ 1,25 bilhão com enchentes catastróficas em Houston.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: eua, furacão Florence, mortes, Mundo

+ Mundo