Compartilhe este texto

Pan 2023 erra distância da marcha 20km, e 12 atletas 'batem recorde mundial'

Por Folha de São Paulo

29/10/2023 9h30 — em
Esportes


Viviane Lyra ficou em 4º lugar na prova - Foto: Miriam Jeske/Divulgação COB

SÃO PAULO/SP - A organização dos jogos Pan-Americanos 2023 errou o cálculo da distância percorrida na prova feminina de marcha atlética, e 12 atletas bateram o recorde mundial neste domingo (29).

A organização do Pan de Santiago errou no cálculo dos 20 quilômetros da marcha atlética e causou uma verdadeira confusão. Por causa do erro, a marcha atlética masculina sofreria um atraso de meia hora.

A prova feminina teve 12 atletas batendo o 'recorde mundial' da marcha atlética de 20 quilômetros por conta do erro da organização.

O 'recorde mundial' pertence à chinesa Yang Jiayu, que completou a prova em 1min23s49.

Para se ter uma ideia, a vencedora da marcha atlética no Pan 2023 completou a prova em 1min12s26, ou seja, a peruana Gabriela Kimberly precisou de 11 minutos a menos do que Yang Jiayu para terminar a prova.

Cláudio Castilho, chefe de Missão do Atletismo, falou sobre o erro da organização.

"O medidor de percurso que fez o trajeto, o Marcelo, já estava fazendo a verificação durante a prova. Na passagem do primeiro quilômetro, quando já se projetava a quebra do recorde, fui falar com ele, e ele me garantiu que estava tudo certo", afirmou.

Sem posição oficial

Cláudio ainda falou que estão no aguardo de uma posição oficial da organização.

"Então, agora que já está constatado que o percurso não tinha a distância correta, eles atrasaram a prova do masculino em meia hora (terá início às 10h). Não sabemos se serão válidas as medalhas, mas o recorde com certeza não será homologado", afirmou.

Quarta colocada na marcha atlética, a brasileira Viviane Santana falou que já sentia que algo estava errado durante a prova.

"Quando a gente passou a primeira volta, já deu para ver que tinha algo de errado, porque deu muito forte. Abaixo de 4 minutos, é ritmo do masculino. Então, deu alguma coisa errada e eu larguei o relógio, fiz a prova na sensação mesmo, do corpo. E o tempo, a gente não focou nisso, porque não dava para controlar ritmo, devido a essa distância que não estava muito certa", relatou a brasileira.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Esportes

+ Esportes