Há 5 anos paraplégico, ex-BBB Fernando aparece em pé em foto

Foto: Reprodução/Instagram
O ex-BBB Fernando Fernandes, que após ficar paraplégigo em um grave acidente de carro em 2009 se tornou tetracampeão mundial de paracanoagem e campeão brasileiro de canoagem velocidade, deu esperanças aos seus familiares e admiradores ao publicar uma foto em que aparece em pé no Instagram.
"A Esperança vê o invisível, sente o intocável e alcança o Impossível!! Tudo no seu momento" escreveu Fernando, que há cinco anos utiliza cadeira de rodas para se locomover. O atleta aparece segurando em uma barra com apenas uma mão, para manter o seu equilíbrio ao ficar em pé.

Em entrevista ao Globo Esporte, Fernando contou que a foto foi feita com a ajuda de um apoio dos pés, pernas e tornozelos, para incentivar também a corrida "Wings for Life World Run", da qual é embaixador. Ainda assim, ele contou que o seu tipo de lesão na medula ainda não há cura, mas que segue com sua força de vontade e além da dedicação ao esporte, faz fisioterapia. "Se dependesse [de mim], estaria curado. Depende do dinheiro ser investido em uma cura. Há interesse? Nos Estados Unidos foi autorizado o teste de células-tronco em humanos. Sei que há pessoas dispostas a tentar apesar de qualquer complicação que possa ter. Agora as coisas estão no caminho certo".
Sobre a foto, ele explicou "Na verdade, isso é uma coisa que faço sempre. Fico de pé com a ajuda de uma órtese (apoio que fica por baixo da calça). Assim enxergo o mundo de novo com 1,90m e mato saudades.
O grande intuito dessa foto foi chamar atenção para uma corrida que vai ter, a "Wings for Life World Run". Estou como embaixador, já que o objetivo dela é buscar fundos para a cura da lesão medular. O mundo está começando a olhar mais para isso.
O maior beneficiado desse evento sou eu e outras pessoas na minha condição. A ideia é sensacional, é tudo simultâneo: corrida no deserto, no frio, no calor, vários países juntos. Quanto mais pessoas tiverem, mais bonito vai ser e mais atenção vamos atrair para um problema que não é só meu. Eu carrego essa bandeira. Tive essa força, mas não é todo mundo que tem. É o mínimo que posso fazer" disse.
ASSUNTOS: Coluna 1, esporte, famosos, Esportes, Famosos & TV