Whatsapp cancela mais de 1,5 milhão de contas de usuários no Brasil

Por Portal do Holanda

30/09/2019 11h34 — em Tecnologia

O WhatsApp baniu cerca de 1,5 milhão de contas de usuários no Brasil nos últimos 12 meses. Segundo a empresa, a medida é uma forma de combater a disseminação de Fake News, discursos de ódio e conteúdos semelhantes.

A “limpeza” começou no período eleitoral de 2018, após a empresa detectar um grande número de contas operadas por robôs. De lá para cá, todos os meses aproximadamente 125 mil usuários tem as contas canceladas, a maioria permanentemente.

De acordo com comunicados oficiais do Facebook, que detém os direitos do aplicativo, antes de ser considerada uma conta imprópria, a empresa analisa  três aspectos: denúncias de bloqueio, registro da conta e comportamento na troca de mensagens. Uma vez constatada que a mesma não obedece a política padrão, a mesma é automaticamente excluída.

Para isso, o Whatsapp investe alto em tecnologia fazendo uso de tradutores e robôs capazes de detectar movimentações suspeitas nas contas. A empresa garante que não tem acesso aos conteúdos trocados e que a análise parte de critérios pré-estabelecidos como tempo de criação de grupos, de envio de mensagens e outros.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Tecnologia