Compartilhe este texto

OpenAI implementa sistema de detecção de idade no ChatGPT

Por Reuters

20/01/2026 16h14 — em
Tecnologia



CIDADE DO MÉXICO, 20 Jan (Reuters) - A OpenAI anunciou nesta terça-feira que está implementando sistema de detecção de idade no ChatGPT globalmente, para determinar se uma conta provavelmente pertence a um menor de idade, em um momento em que a companhia de inteligência artificial se prepara para permitir conteúdo adulto no chatbot.

"Quando o modelo de previsão de idade estima que uma conta pode pertencer a alguém com menos de 18 anos, o ChatGPT aplica automaticamente proteções adicionais projetadas para reduzir a exposição a conteúdo sensível", disse a OpenAI em comunicado.

Os usuários erroneamente colocados na experiência para menores de 18 anos recuperarão o acesso total enviando uma selfie por meio do Persona, um serviço de verificação de identidade.

Na UE, o recurso será implementado nas próximas semanas.

Em dezembro, a presidente-executivo de aplicativos da OpenAI, Fidji Simo, disse que espera que o "modo adulto" seja lançado no ChatGPT no primeiro trimestre de 2026, após os comentários do presidente-executivo, Sam Altman, sobre a permissão de conteúdo adulto para usuários que verificarem sua idade.

O ChatGPT tem 800 milhões de usuários ativos semanais. Na semana passada, a OpenAI disse que começaria a exibir anúncios no chatbot para alguns usuários dos EUA, aumentando os esforços para gerar receita.

A receita anualizada da OpenAI, que tem na Microsoft um dos principais investidores, ultrapassou US$20 bilhões em 2025, ante US$6 bilhões em 2024, disse a diretora financeira, Sarah Friar, no domingo, com o crescimento acompanhando de perto a expansão da capacidade de computação.

(Por Juby Babu)


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Tecnologia

+ Tecnologia