Senado dos EUA aprova projeto que revoga tarifas impostas ao Brasil
O Senado dos Estados Unidos aprovou, nesta terça-feira (28), com 52 votos favoráveis e 48 contrários, um projeto de lei que revoga as tarifas impostas ao Brasil pelo presidente Donald Trump.
A aprovação no Senado, contudo, é apenas a primeira etapa; o texto agora segue para a Câmara dos Representantes, onde enfrentará um caminho mais difícil. A proposta, apresentada pelo senador democrata Tim Kaine, da Virgínia, tem um caráter predominantemente simbólico, buscando sinalizar a insatisfação de parte do Congresso com a política tarifária do governo federal.
Segundo Kaine, as votações têm como objetivo estimular um debate sobre a "destruição econômica" causada por essas medidas. Na prática, o projeto propõe revogar o "estado de emergência nacional", o mecanismo legal utilizado pelo presidente Trump para aplicar tarifas de importação de até 50% sobre diversos produtos brasileiros desde o mês de agosto.
Apesar do aval do Senado, as chances de o projeto se tornar lei são consideradas baixas, visto que o texto segue para a Câmara dos Representantes, onde a maioria é controlada pelo Partido Republicano, geralmente alinhado com as políticas do presidente.
Veja também
ASSUNTOS: Brasil, Mundo