Compartilhe este texto

Comprou na Shein ou Shopee? Saiba porque as encomendas ficam 'paradas' em Curitiba

Por Portal Do Holanda

26/08/2022 14h43 — em
Brasil


Foto: Reprodução / Pixabay

Se você já comprou em lojas como Shein, Shopee e AliExpress, certamente já se perguntou o porquê de algumas encomendas demorarem tanto para chegar. Muitas vezes os pedidos após chegar no Brasil, é engolido por uma espécie de 'buraco negro' e ficam parados em Curitiba (PR). 

Nem sempre a demora acontece, mas se for o caso existem alguns motivos para isso ocorrer. Segundo os Correios, os produtos internacionais podem chegar em três Centro de Distribuições diferentes, sendo a de Curitiba, a de São Paulo e do Rio de Janeiro, dependendo do tipo de encomenda. 

Por ser um produto importado, ele também irá passar pela fiscalização da Receita Federal. Em caso de danos ao pacote, os Correios tentará resolver o problema com o destinatário. Se estiver tudo em ordem o pacote passará por uma inspeção de raio-x e cães farejadores para averiguar possíveis irregularidades. 

Se houver indícios de algum problema, a encomenda será encaminhada para entidades responsáveis, como a Polícia Federal, o Exército, a Anvisa e outros. Em certos casos, o pacote pode ser encaminhado para a alfândega, podendo ser taxado ou devolvido para o país de origem. Depois de todas as etapas, a encomenda vai para o tratamento e distribuição dos centros locais. 

O cliente escolhe se prefere ou não o tipo de entrega escolhido pelo vendedor. Em casos das promoções ou opções de 'frete grátis', o tipo de entrega utilizada é a mais barata, a Standard. Ainda conforme os Correios, essa modalidade tem um prazo de até 12 dias úteis para as principais capitais após a liberação da encomenda, mas o prazo só começa a contar depois que o pacote tiver sido liberado pela Receita Federal. 

Assim, se a fiscalização demorar, o envio também irá demoras mais do que o previsto. Além disso, se o produto analisado estiver fora das regras de isenção de imposto, a Receita Federal vai taxá-lo. Assim, o produto ficará parado até o pagamento da taxa.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil