Compartilhe este texto

"FAREMOS TUDO O QUE O MESTRE MANDAR ?"


Por Raimundo de Holanda

11/01/2013 0h00 — em
Bastidores da Política



O prefeito Artur Neto (PSDB), não precisava de Lei Delegada para aprovar a reforma administrativa.  Com maioria esmagadora na Câmara, ficaria mais republicano enviar os projetos para serem debatidos e deliberados. Mas a sessão de anteontem que conferiu superpoderes ao prefeito não revelou apenas um Legislativo anêmico e submisso, incapaz de desempenhar com altivez o seu papel. Reeditou uma brincadeira de criança, que na prática indica uma mórbida aversão ao debate...

@@@

O presidente Bosco Saraiva, ao pronunciar a frase: "os que aprovam permaneçam como se encontram", parecia aquele menino, comandando uma roda de garotos e perguntando:  Boca de forno ?  Obtendo como resposta: "Forno!". Tirando Bolo ? Outra resposta:  "Bolo!",  seguida da crucial e definitiva pergunta: Farão tudo que o mestre mandar?   Resposta: "faremos todos". E se não fizerem?  "Ganharemos bolo".

@@@
 
De qualquer forma, muita gente deve estar  desfrutando de um outro bolo, enfeitado por cerejas e  com sabor de mel.  Artur se revela, mais do que nunca, um mestre na arte de convencer. Antes, ele tinha o verbo - o que já é uma arma poderosa. Agora, tem a verba.

PROMOÇÕES ILEGAIS

Diz o deputado Marcelo Ramos (PSB) que protocolou, nesta quinta-feira, 10, representação no Ministério Público do Estado contra promoções que ele chama de ilegais efetivadas na Polícia Militar do Amazonas. Vai comprar briga com deputado Cabo Maciel (PR) advogado e ‘padroeiro’ dos PMs.

DE LUPA NA MÃO
 
O vereador Professor Samuel (PPS) quer melhorar o desempenho das escolas municipais avaliadas pelo Ideb com notas abaixo de 2. A escala vai de 0 a 10. Para isso, tem projeto de formar comissões envolvendo técnicos da própria Semed e oferecer consultoria a essas escolas. Talvez fosse melhor acompanhar as políticas de desempenho que não permitem reprovar alunos.

DIÁRIO EM MÓDULOS

A edição do dia 4 de janeiro do Diário Oficial do Município (DOM) saiu em  quatro módulos. Quem precisar adquirir o conjunto impresso vai gastar a bagatela de R$ 34. O módulo mais caro é o que divulga a LOA, custa R$ 20.

SÓ FALTA FUTEBOL

O titular da Unidade Gestora da Copa (UGP), Miguel Capobiango, anunciou a construção de um novo estádio no local onde hoje fica  Colina, além de outro na zona norte ou leste. Só falta o aval da Fifa, diz ele.  

DE OLHO NAS CONTAS

O Tribunal de Contas do Estado  definiu, nesta quinta-feira, que o relator das contas do exercício de 2013 do governo estadual, leia-se Omar Aziz, será Lucio Albuquerque, enquanto o conselheiro Raimundo Michiles deve colocar seu radar para acompanhar a execução orçamentária da prefeitura de Manaus neste primeiro ano de gestão do tucano Artur Neto.

MESAS LIMPAS

OS procuradores Evelyn Freire Pareja, Elizângela Costa Marinho e Ruy Marcelo, todos do TCE, zeraram suas gavetas e terminaram 2012 sem nenhum processo pendurado. A procuradora Elizângela Marinho teve a melhor produtividade de dezembro ao se manifestar sobre 123 processos.

EM CAMPANHA

O presidente da Câmara Municipal de Manaus, Bosco Saraiva (PSDB), não descuida de seu eleitorado. Está publicando em sua página no Facebook as visitas que faz aos bairros da cidade, sem esquecer de, diariamente, cumprimenta , via telefone, os aniversariantes do dia. Ao que parece, Saraiva se mantém em campanha de olho em 2014.

 

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.