Siga o Portal do Holanda

Piratas dominam rios do Amazonas, promovendo saques e pilhagem às embarcações

Publicado

em

Não é de hoje a ação de piratas nos rios Solimões e Amazonas, mas o problema tem se gravado nos últimos meses. Os prejuízos para as empresas de navegação fluvial passa   de R$ 150 milhões anualmente,  segundo o Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial do Amazonas (Sindarma).

São as mesmas organizações que brigam por espaço na cidade que promovem saques e pilhagem a balsas que transportam alimentos e outros produtos pelos rios.  É o meio que encontraram para financiar o tráfico de drogas.

Agora o Ministério Público Federal, atendendo a uma denúncia de funcionários da empresa Chibatão, abriu procedimento para apurar a falta de segurança  no trajeto  Manaus-Belem. Mas isso não basta. É preciso atacar o problema com todo o peso do Estado. Atacar e solucionar. 

O que não se  pode permitir é que essa atividade criminosa domine as principais vias de acesso do Amazonas a outras regiões do País, que são seus rios. 

Audaciosos, os piratas montaram base em Manacapuru, de onde partem para suas investidas no rio Solimões. 

No bairro que eles chamam de “meu”, o Piripiri, só  entra quem consegue  autorização dos lideres do grupo criminoso. Mas lá como aqui  em Manaus  com as chamadas "bocadas", as autoridades sabem o que está ocorrendo. Lá como aqui, há informações sobre quem são seus membros, como atuam, onde estão e até o que ainda pretendem fazer. Por que ninguém faz nada? 

REBECCA FIRME

Neste sábado cairá o véu dos boatos em torno de suposta reavaliação da situação de Rebecca Garcia na aliança PDT/PP, com a possibilidade de ela ser deslocada para disputar o Senado. Em convenção que acontecerá em sua sede própria, no Parque Dez, o PP vai mesmo oficializar a candidatura de Rebecca à vice-governadoria do Amazonas.

23 CANDIDATOS

Na convenção deste sábado, o PP apresentará, no total, 23 candidatos à disputa eleitoral deste ano, dentre os quais o deputado federal Átila Lins, que tentará o décimo primeiro mandato de sua carreira parlamentar, e o deputado estadual Belarmino Lins, que corre em busca de seu oitavo mandato consecutivo na Assembleia Legislativa.

CANDIDATO OFICIAL

Candidato ‘antítese’ do sistema, David Almeida foi oficialmente lançado ontem candidato a governador do Amazonas pelo PSB e mais seis partidos na coligação “Pra mudar e resolver”. Antes da Festa na Cervejaria Rio Negro, assinou o documento como candidato.

@@@

Em rápida coletiva de imprensa anunciou sua ‘aprovação’ aos nomes de Francisco Praciano, do PT, e Marco Antonio Chico Preto, do PMN, candidatos ao Senado na chapa majoritária.

@@@

David porém deixou para o próximo domingo o anúncio do candidato a vice da chapa, negando desde logo que o cargo seja dado ao PT. Também descartou uma vaga para Vanessa.

 HEBRIQUE REAPARECE

Quem reapareceu politicamente na festa do PSB foi o ex-vice-governador cassado Henrique Oliveira, pregando decência e honestidade e anunciou David como “remédio novo”. Henrique não pediu votos à plateia, mas convidou todos a permanecerem no local “que tem o melhor chope”.

 PASSOU DA HORA

Professor Alfredo Wagner de Almeida, homenageado pela Assembleia com o título de Cidadão do Amazonas, disse que está na hora de o Legislativo exigir do Ministério da Ciência e Tecnologia uma representação na região, a fim de atender às unidades de pesquisa regionais.

@@@

Ele também convocou deputados a apoiarem das instituições de ensino e pesquisa, para que não haja uma desmobilização das mesmas por falta de recursos nos próximos anos.

 MEDALHA PARA DUTRA

O advogado José Cardoso Dutra, que foi deputado estadual em três mandatos e deputado federal em outros dois, vai receber a Medalha Ruy Araújo, a mais alta honraria do Poder Legislativo, na próxima quarta-feira, atendendo a projeto do deputado Orlando Cidade.

APOIO RENOVADO

O secretário de educação superior do Ministério da Educação, Paulo Braga Barone, autorizou a renovação por mais um ano o apoio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) ao Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa). O apoio do Fundep ao Inpa iniciou no ano passado e foi renovado, conforme portaria publicada no Diário Oficial da União de sexta-feira (3). 

GESTÃO PONTE RIO NEGRO

Foi instituído pelo Governo do Amazonas o Sistema de Gestão Integrada da Ponte Rio Negro. Integram o sistema, além da SRMM, a Polícia Militar do Amazonas, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Estado de Segurança Pública, Seagi, Arsam, SNPH, Susam, Prodam, Detran e Polícia Civil. O decreto que institui o sistema foi assinado pelo governador Amazonino Mendes (PDT) e publicado no Diário Oficial do Estado de quinta-feira (2). 

+ BASTIDORES DA POLÍTICA

-

Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

1MinutoNerd: VINGADORES:Ultimato

 Siga o Holanda

Amazonas

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.