Compartilhe este texto

Manaus de 'bubuia', colecionando pesadelos


Por Raimundo de Holanda

14/10/2025 19h03 — em
Bastidores da Política



O alerta da Defesa Civil sobre risco de alagações chegou com  atraso de meia hora. Parte de Manaus já estava de "bubuia". Foram 83 milímetros - seis vezes mais do que o previsto pelo Inmet para esta terça-feira. 

Se a falha no alerta rendeu memes nas redes sociais, na prática influiu muito pouco no comportamento de famílias que vivem em áreas de risco. Sem ter para onde ir ou como se proteger, esperam pelo pior e enfrentam o problema com inexplicável resiliência.

O prejuízo foi o de sempre - perdas dos poucos bens como geladeira e colchoes, enquanto nas ruas alagadas, com bueiros entupidos, os motoristas viveram um pesadelo que também se repete a cada chuva - longos engarrafamentos, brigas e queixas.

Manaus é assim, uma cidade com mania de metrópole, mas com infraestrutura limitada, ocupações irregulares, obras de empresas privadas que estrangulam o tráfego e  contribuem para o caos em dias de chuva.

E nada muda. Só piora.

Siga-nos no

ASSUNTOS: alagações, Manaus, temporal

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.