Servidores da Ufam fazem manifestação nesta quinta

Professores e técnico-administrativos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realizaram ato público nesta quinta-feira, 14, a desde as 7h, no Bosque da Resistência, na entrada do Campus Universitário, para marcar o Dia Nacional de Paralisação das Instituições Federais de Ensino (Ifes) e dos Servidores Públicos Federais (SPF). Neste dia, também haverá mobilização nas unidades acadêmicas de fora da sede da instituição.
Convocado pelo Fórum das Entidades Nacionais dos SPF e reforçado pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) e pela Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra), o Dia Nacional de Paralisação será de intensa mobilização nas universidades públicas brasileiras, com apoio de movimentos estudantis.
“Nesta quinta, sugerimos aos docentes e demais trabalhadores da educação e do serviço público que usem trajes na cor preta, para simbolizar que a educação encontra-se de luto, em apoio aos professores em greve em todo o país e ainda como forma de protesto contra medidas que precarizam o nosso trabalho”, disse o professor Jacob Paiva, 1º secretário do Andes-SN e integrante do Comando Local de Mobilização (CLM).
A paralisação nas Ifes destaca também as pautas específicas da categoria como a defesa da carreira docente, dos direitos de aposentadoria e contra os cortes de verbas na educação pública.
Após o ato público na entrada do campus universitário, os professores da Ufam decidem ainda sobre o indicativo de greve nacional, aprovado na última reunião do Setor das Ifes, no fim de abril. A deliberação acontece em assembleia geral (AG) marcada para as 10h na sede da Associação dos Docentes da Ufam (ADUA), ao lado da TV Ufam, no Campus.
Fotos: Waldir Adriano

ASSUNTOS: Amazonas