Saiba quais deputados do AM votaram a favor ou contra a PEC de anistia a partidos
Manaus/AM - A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (12), a PEC da Anistia, que na prática livra partidos políticos de multas por violação da lei eleitoral. Com 344 votos a 89, em primeiro turno, e 388 a 83, em segundo, a proposta dividiu a bancada federal do Amazonas.
Isso porque, os deputados federais Átila Lins (PSD), Silas Câmara (Republicanos) e Saullo Vianna (União Brasil) votaram a favor do perdão total aos partidos, enquanto Amom Mandel (Cidadania), Pauderney Avelino (União Brasil), Sidney Leite (PSD) e Alberto Neto (PL) votaram contra. O deputado Adail Filho (Republicanos) esteve ausente nas duas sessões de votação desta quinta.
Na primeira votação, Alberto Neto estava ausente. Saullo votou a favor na primeira e se ausentou na segunda.
Além de favorecer perdão total aos partidos, a PEC também derruba uma a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que obriga os partidos a distribuir a bilionária verba de campanha de forma proporcional ao número de candidatos brancos e negros (pretos e pardos). Pelo texto que acabou sendo votado, os partidos aplicarão 30% dos recursos nas candidaturas de negros, ou seja, reduzindo o percentual de cerca de 50% para 30%.
Veja também
ASSUNTOS: Amazonas