Regime do ‘Aula em Casa’ durante pandemia tem avaliação em Manaus

Por Portal do Holanda

17/08/2020 15h11 — em Amazonas

Avaliação envolve mais de cem mil estudantes em Manaus - Foto: Arthur Castro/Secom

Manaus/AM - As 123 escolas do Ensino Médio de Manaus, que voltaram às aulas presenciais há uma semana, iniciaram, nesta segunda-feira (17/08), a aplicação da Avaliação de Verificação da Aprendizagem do Amazonas (Avam). Os testes visam medir o aprendizado dos estudantes durante o regime especial de aulas não presenciais e, a partir do diagnóstico, traçar estratégias de recuperação de aprendizagem dos alunos. 

A coordenadora de avaliação da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, Jane Bete Nunes, diz que os resultados darão um parâmetro real do que precisa ser ajustado para que o ensino seja equiparado. 

"Sabemos que a recuperação de aprendizagem não acontece a toque de caixa, então ela vai se prolongar por 2021, e precisamos, sim, de dados específicos para ter estratégias precisas e eficazes para esta recuperação. É a primeira vez que temos esse modelo remoto, o Amazonas saiu na frente e temos que ter essa medida. Essa avaliação vem para termos essa medida, ver o impacto na aprendizagem dos alunos e o que ficou de lacuna. A nossa expectativa é contribuir para essa recuperação de aprendizagem com essa avaliação", afirma.

Cerca de 107 mil alunos do Ensino Médio vão fazer a Avam. Eles vão responder à avaliação no dias que estiverem em aulas presenciais, nestas segunda (17/08) e terça-feira (18/08). Na Escola Estadual (EE) Ruy Araújo, na zona sul de Manaus, os estudantes receberam as orientações dos professores assim que chegaram na escola para, em seguida, começarem a Avaliação de Verificação, que não vale ponto e nem terá influência nas notas dos alunos.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas