Projeto busca capacitar e financiar jovens amazonenses no setor de tecnologia
Manaus/AM - A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 91/2025, de autoria do presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (UB), que busca fomentar o empreendedorismo digital entre jovens amazonenses de baixa renda, com idades entre 18 e 29 anos. A proposta, que agora aguarda sanção do governo estadual, visa promover inclusão social e desenvolvimento econômico por meio da tecnologia.
Segundo o parlamentar, a medida pretende reduzir desigualdades sociais, gerar independência financeira e preparar os jovens para as profissões do futuro. O projeto prevê parcerias com o setor privado, universidades e organizações sociais para oferecer capacitação em tecnologia, inovação e gestão, além de acesso facilitado ao crédito.
Entre as ações propostas estão a criação de incubadoras e aceleradoras digitais, cursos gratuitos em áreas como programação e marketing digital, e o desenvolvimento de uma plataforma on-line para a divulgação de produtos e serviços criados pelos participantes do programa.
Para aderir ao projeto, será necessário comprovar residência no Amazonas, apresentar um plano de negócios e estar matriculado ou ter concluído o ensino médio ou superior. Jovens de baixa renda deverão comprovar a situação socioeconômica. O foco da iniciativa inclui áreas como e-commerce, desenvolvimento de aplicativos, produção de conteúdo e prestação de serviços on-line.
ASSUNTOS: Amazonas