Governador anuncia edital de concurso do Ipaam após 18 anos com 140 vagas
Manaus/AM - O governo do Amazonas vai lançar, até o fim de dezembro, o edital do novo concurso do Ipaam, que abrirá 140 vagas após 18 anos sem seleção. O anúncio foi feito pelo governador Wilson Lima durante a programação pelos 30 anos do órgão, ocasião em que também sancionou a data-base dos servidores, garantindo reajuste de 5,53% a partir de janeiro de 2026 para os 133 profissionais ativos.
As vagas do concurso serão organizadas pelo Cebraspe e contemplarão áreas estratégicas como licenciamento ambiental, fiscalização, regularização fundiária, geoprocessamento, TI e apoio técnico. Servidores destacaram que o reforço no quadro e a valorização salarial vão ampliar a capacidade de atuação do Instituto.
O evento também marcou entregas de modernização, como a inauguração da nova recepção do Ipaam e dos primeiros totens de autoatendimento do Ipaam Digital, que agilizam a emissão de documentos e ampliam o acesso aos serviços ambientais em todo o estado.
Além disso, 525 produtores rurais foram contemplados simbolicamente com os Cheques Verdes do Projeto Floresta+ Amazônia, que devem totalizar R$ 2,6 milhões em pagamentos no primeiro trimestre de 2026, como incentivo à conservação ambiental.
Por fim, o governo anunciou a nova portaria de reposição florestal, que atualiza regras, corrige distorções, reduz custos para quem atua legalmente e alinha o Amazonas às práticas modernas de licenciamento ambiental no país.
ASSUNTOS: Amazonas