Prazo final para vacinação contra raiva acaba dia 15 no Amazonas
Manaus/AM - A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf) está alertando os produtores rurais de Autazes, Careiro Castanho, Santo Antônio do Içá, Tefé, Urucará e Urucurituba sobre o encerramento, no próximo dia 15 de junho, do prazo para a vacinação obrigatória contra a raiva dos herbívoros. A campanha abrange bovinos, bubalinos, equídeos, caprinos e ovinos.
Após a vacinação, os produtores terão até o dia 30 de julho para notificar a Adaf. A comprovação deve ser feita em um dos escritórios da agência, apresentando a nota fiscal de aquisição da vacina, a data da imunização e o número de animais vacinados por espécie.
O não cumprimento do prazo de vacinação pode acarretar em sérias consequências para os produtores. Os animais estarão sujeitos à vacinação assistida por um servidor da Adaf, além de outras sanções previstas na legislação. A comprovação da vacinação contra a raiva é também um requisito indispensável para a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), documento obrigatório para a movimentação de rebanhos.
A raiva é uma zoonose grave, ou seja, pode ser transmitida de animais para humanos. Causada por um vírus, a doença é quase sempre letal, afetando o sistema nervoso central e evoluindo rapidamente. Todos os mamíferos – sejam domésticos, silvestres ou de produção – são suscetíveis à infecção e podem transmitir a doença. No ciclo rural, o morcego hematófago é um dos principais transmissores.
A Adaf reforça a importância da colaboração da população na identificação e notificação de possíveis casos. Caso sejam observados abrigos de morcegos ou mordidas em animais de produção, a Adaf deve ser comunicada imediatamente. A comunicação pode ser feita de forma presencial em qualquer escritório local da Adaf, pelo telefone (92) 99380-9174 (AdafOuv) ou através do e-mail [email protected].
ASSUNTOS: Amazonas