Nove calhas de rios do Amazonas seguem em processo de cheia
Manaus/AM- O Comitê Permanente de Enfrentamento a Eventos Climáticos e Ambientais, divulgou nesta quarta-feira (28) um novo boletim sobre a situação da cheia no estado. Os dados atualizados revelam que 72.776 famílias, o equivalente a aproximadamente 291.092 pessoas, foram diretamente impactadas em todo o Amazonas.
Atualmente, as nove calhas de rios do estado seguem em processo de cheia, com picos variados previstos entre março e julho. Dos 62 municípios amazonenses, 29 decretaram Situação de Emergência, 28 estão em Alerta, três em Atenção e apenas dois em normalidade, de acordo com os decretos municipais.
Ajuda humanitária e suporte à saúde
O Governo do Estado já enviou 250 toneladas de cestas básicas, 600 caixas d’água de 500 litros, 57 mil copos de água potável da Cosama e 10 kits purificadores do programa Água Boa para os municípios de Manicoré, Apuí, Humaitá, Borba, Boca do Acre e Novo Aripuanã.
Na área da saúde, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) despachou 72 kits de medicamentos para Apuí, Boca do Acre, Manicoré, Humaitá, Ipixuna, Guajará e Novo Aripuanã, beneficiando mais de 35 mil moradores.
Além disso, a SES-AM entregou uma nova usina de oxigênio para o hospital municipal de Manicoré, com capacidade de produzir 30 metros cúbicos por hora, substituindo a antiga que produzia 12 metros cúbicos por hora. Para Apuí, foram enviados seis cilindros de oxigênio como reserva de segurança, e a cidade também recebeu medicamentos e insumos hospitalares.
ASSUNTOS: Amazonas