Compartilhe este texto

Defensoria eleva em mais de 300% número de atendimentos no AM

Por Portal Do Holanda

27/08/2015 11h33 — em
Amazonas



A Corregedoria Geral da Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) divulgou na quarta-feira, 26 de agosto, um balanço dos atendimentos realizados pelo órgão no primeiro semestre do ano de 2015. Os dados apontam cerca de 108 mil atendimentos de janeiro a julho, que incluem desde orientações à ações ajuizadas e encaminhamentos de casos envolvendo a população junto à Justiça. Os números significam um aumento em mais de 330% no atendimento à assistidos beneficiados com os serviços da DPE-AM, em todo o Estado.

As áreas de Família e Criminal continuam sendo as de maior procura, somando 77.822 mil atendimentos. Na capital somam o total de 58.404 mil, já nos municípios a Corregedoria da DPE-AM registrou 50.334 mil atendimentos.

Em termos comparativos, houve aumento de 330% no número de atendimentos em relação ao mesmo período do ano passado. São quase 75 mil a mais, quando em 2014 foram realizados aproximadamente 32 mil atendimentos. Para o corregedor geral da DPE-AM, Leonardo Aguiar, os números significam também o reflexo da expansão dos serviços da Defensoria Pública no interior do Estado do Amazonas.

“No começo do ano iniciamos a nomeação de alguns defensores públicos que estão sendo lotados nos municípios mais distantes, onde antes tínhamos dificuldades de alcançar, e por isso o número de atendimentos expandiu. Esse controle é feito através dos relatórios de atividades encaminhados por eles todos os meses para a Corregedoria. Em conjunto a isso, as ações executadas pela instituição aqui na capital, como o Programa Defensoria Itinerante (DPI) e o Grupo de Trabalho Permanente de Atendimento aos Presos do Sistema Carcerário (GTAP), incrementam ainda mais os números e oferecem acesso gratuito à Justiça aos carentes de recursos financeiros”, destacou o corregedor geral.

Atualmente a DPE-AM conta com uma estrutura de 109 defensores públicos, sendo 45 em atividades na Capital e os 64 restantes, exercendo atendimento em unidades nos 51 municípios onde a Defensoria Pública está presente. Em Manaus, o órgão dispõe de 21 unidades de atendimento para oferecer serviços de assistência jurídica gratuita nas áreas de Família, Criminal e Civil (Consumidor, Fundiário, Idoso, Mulher, Infância e Juventude e Ações Coletivas) para população. Para ter acesso aos locais de atendimento da DPE-AM na Capital, os assistidos podem acessar o site da Defensoria no link serviços/locais de atendimento.

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas