Comitê apresenta estudo e inicia planejamento para enfrentar seca no Amazonas
Manaus/AM - O Governo do Amazonas apresentou, nesta segunda-feira (11), o Diagnóstico Climático e Análise de Riscos Ambientais no Estado, durante reunião do Comitê Permanente de Enfrentamento a Eventos Climáticos e Ambientais, organizada pela Defesa Civil. O levantamento, elaborado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), será a base para o Plano de Adaptação às Mudanças Climáticas, que reunirá ações de diferentes órgãos para prevenir e reduzir impactos ambientais e sociais, especialmente diante da estiagem prevista para este ano.
De acordo com o secretário estadual do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, o diagnóstico reforça a necessidade de integrar iniciativas já em andamento nos órgãos estaduais. “Vai ser muito importante a gente saber não só o que essas secretarias já estão fazendo, mas também como integrar essas ações para que possamos atuar em conjunto”, disse. O documento será encaminhado a todas as instituições do comitê, que deverão apresentar seus planos e projetos relacionados às mudanças climáticas, contribuindo para a consolidação do plano final.
O secretário estadual da Defesa Civil, coronel Francisco Máximo, destacou que o objetivo é agir antes que os problemas se agravem. “A reunião de hoje tem como finalidade compilar informações, submetê-las ao Comitê Técnico-Científico e, em breve, apresentar um plano norteador das ações do Estado. É essencial concluir este trabalho ainda durante o período crítico, entre agosto e setembro, quando os impactos da seca tendem a ser maiores”, afirmou.
O Comitê Permanente de Enfrentamento a Eventos Climáticos e Ambientais foi criado em janeiro deste ano por decreto do governador Wilson Lima. Composto por 33 secretarias, órgãos e entidades estaduais, conta com o apoio de um Comitê Técnico-Científico, que orienta decisões com base em evidências. Entre suas atribuições estão prevenir desastres, apoiar a reorganização do setor produtivo e promover a recuperação econômica de áreas afetadas por fenômenos como cheias e vazantes dos rios.
ASSUNTOS: Amazonas