Amazonas garante vaga em Torneio Internacional de Robótica
(2).jpg)
A equipe Lego Star do Serviço Social da Indústria conquistou, por sorteio, vaga no Torneio Internacional de Robótica, que será realizada em Belo Horizonte, em setembro, durante a Olimpíada do Conhecimento. A surpresa foi anunciada durante Torneio Nacional de Robótica promovido pelo SESI em Taguatinga, sábado e domingo. Participarão da disputa as cinco melhores da etapa nacional e outras cinco, sorteadas: Eagles & Owls; SESI Lego Star; Giga Lego; SESI Canaã Robots e Pears. As equipes viajarão com todas as despesas pagas pelo SESI.
A competição existe há 10 anos no Brasil, mas pelo primeiro ano contou com o SESI para ser o operador oficial do evento. No total, foram 60 equipes de 14 estados do Brasil avaliadas com base em quatro requisitos: projeto de pesquisa, projeto do robô; core values e desempenho das missões na mesa. A gerente de Educação de Crianças e Adolescentes do SESI/AM, Rita Machado, avaliou o evento como uma experiência fantástica e enriquecedora para alunos e equipe.
“Foi nosso primeiro Torneio Nacional e nos saímos muito bem. Não garantimos premiações, mas nossa colocação não foi tão ruim. A Lego Star, que foi sorteada ficou em 25º lugar de total de 60, já somos vencedores, pois realizamos um regional belíssimo que todos elogiaram e querem como modelo. Tivemos três juízes e um jurado convidado do SENAI Amazonas para ajudar na competição. E ainda levamos cinco equipes, sendo quatro do SESI e uma da rede pública para o Nacional. Estamos todos felizes e confiantes para o Torneio Internacional. A experiência aqui vai nos tornar mais maduros e preparados para os próximos”, disse Rita.
Os cinco melhores no evento garantiram vaga em torneio internacional e poderão escolher entre três eventos que serão realizados nos Estados Unidos, Espanha e Canadá, ainda este ano.
O Torneio de Robótica visa atrair o interesse pelo estudo em ciências, tecnologia e matemática, tanto no ensino fundamental quanto no médio, ampliando a criatividade, o raciocínio lógico e a capacidade de inovação. É o que explica o gerente de educação básica do SESI Nacional, Henrique Pinto dos Santos. Na ocasião foi anunciado o tema da temporada 2014/2015 que será Word Class, onde as equipes poderão fazer projetos de como gostariam que fossem suas salas de aula.
Sobre o TORNEIO
É realizado pelo SESI em conjunto com os parceiros fundadores Lego e a organização americana First. O tema deste ano foi a Fúria da Natureza. Entre outros desafios, os estudantes tiveram de montar e programar robôs para solucionar problemas com desastres naturais, como avalanches, deslizamentos de terra, enchentes, tsunamis e tempestades. Os robôs usam a tecnologia Lego Mindstorms, da empresa dinamarquesa de brinquedos Lego, uma linha de peças voltada exclusivamente para a educação tecnológica.
ASSUNTOS: Amazonas