Compartilhe este texto

População denuncia falta de médicos em hospitais de Manaus, mas Susam nega

Por Portal Do Holanda

05/08/2019 6h30 — em
Amazonas


Foto: Arquivo Portal do Holanda

Médicos do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto paralisaram as atividades básicas, na madrugada desta segunda-feira (5) como forma de reivindicar o pagamento de salários atrasados e falta de materiais básicos na unidade como gazes, ataduras e medicamentos. 

Segundo um enfermeiro, que não quis ser identificado, os técnicos de enfermagem, enfermeiros e vigilantes da unidade hospitalar também estão há 4 meses sem receber. O atendimento para casos mais graves funcionou normalmente. 

Apesar dos problemas, pacientes que precisam passar por procedimento cirúrgico estão sendo encaminhados para a unidade.

Mais paralisações

Desde sábado (3), cirurgiões que atuam nos hospitais públicos João Lúcio, Platão Araújo e Hospital 28 de Agosto, decidiram cruzar os braços e suspender as atividades. Ao todo, 70% dos profissionais aderiram a paralisação que já vinha sendo anunciada há pelo menos três dias.

No domingo (4), a Susam se manifestou sobre a decisão dos médicos, mas disse que a situação está controlada e que o atendimento não está comprometido nas unidades:

"Não há paralisação nos prontos-socorros 28 de Agosto, na zona centro-sul, João Lucio Machado e Platão Araújo, na zona leste.  Também há atendimento normal no Pronto-Socorro da Zona Norte Delphina Aziz e na UPA Campos Sales, no Tarumã, zona Oeste, e UPA José Rodrigues, na Cidade Nova, zona norte. Nos prontos-socorros infantis da Zona Oeste, da Zona Leste e da Zona Sul e em todas as maternidades os serviços funcionam normalmente. 

O 28 de Agosto é referência para as demandas de casos graves do SPA da Alvorada, do São Raimundo e do Joventina Dias. O Samu foi orientado pela Susam a não encaminhar pacientes para SPA e as demandas espontâneas que precisem de cirurgia geral estão sendo transferidas pelo serviço de regulação hospitalar para os prontos-socorros maiores". 

 

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: 28 de Agosto, médicos, paralisação, Amazonas

+ Amazonas