Compartilhe este texto

Réveillon em três zonas da cidade vai ser sem objetos perigosos

Por Portal Do Holanda

28/12/2013 9h23 — em
Amazonas



A população e os vendedores ambulantes devem estar atentos à proibição de comercialização e entrada de itens considerados perigosos, pela Prefeitura de Manaus, nas festas de Réveillon que ocorrerão em três zonas da capital, no próximo dia 31.

Durante as festas que serão realizadas na Ponta Negra, Zona Oeste; avenida Itaúba, Zona Leste e no Amarelinho, Educandos, Zona Sul, o público passará por uma revista ao entrar no perímetro delimitado pela prefeitura. Serão procurados itens como arma de fogo, guarda-chuva com haste metálica; tubo de bandeira com material contundente; tubo em aerossol, contendo quaisquer substância; dardos, martelos, seringas, extintores, megafones e capacetes.

O prefeito de Manaus, Artur Virgílio Neto, proibiu os itens por meio do decreto.  Com a nova regra, também está proibida a comercialização de bebidas em recipientes de vidro, alimentos vendidos em espetos, fogos de artifício, materiais contundentes e perfurocortantes. A fiscalização ficou a cargo da Secretaria Municipal de Feiras, Mercados, Produção e Abastecimento (Sempab), apoiada pela Guarda Municipal.

“Temos 65 pessoas, dos quais eu treinei 30. Eles irão atuar na contenção e no encaminhamento do produto apreendido. O perímetro de segurança será de 5 mil metros quadrados, onde nós vamos tentar impedir que essas pessoas entrem com produtos proibidos no evento. As pessoas que querem vender algo, devem estar cadastradas. Frutas e verduras não podem ser comercializadas e quem quiser vender água, por exemplo, deve se apresentar à Sempab”, explicou o titular da Sempab, Fábio Pacheco.

Segundo Pacheco, em caso de apreensão de produtos, o proprietário tem cinco dias para tentar reaver o material junto à Sempab.  Uma nova reunião deve ocorrer, na manhã deste sábado (28), entre a secretaria e as pessoas que pretendem trabalhar na área do evento.

Esquema de segurança

Na tarde desta sexta-feira (27), representantes da Sempab, Instituto Municipal de Planejamento Urbano, Implurb; Manauscult, Defesa Civil Municipal, Casa Civil do Município, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Segurança Pública, das Polícias Militar e Civil e Manaustrans se reuniram no auditório do Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, no Petrópolis, Zona Sul, para traçar a estratégia de segurança que será empregada nas festas de Réveillon.

A assessoria da Polícia Militar informou que 686 homens estarão atuando em pontos estratégicos na Ponta Negra. Além disso, dez policiais da cavalaria, uma lancha e uma aeronave serão deslocados para o local.

Segundo a PM, na avenida Itaúba, o efetivo será de 450 policiais militares. Já a festa do Educandos deverá ter o policiamento reforçado por 298 homens.

A Guarda Municipal deverá atuar com todo o seu efetivo de 140 agentes durante toda a programação. De acordo com o diretor-comandante da Guarda, major Darcelo Gomes, os guardas estarão posicionados no calçadão, próximo às fontes luminosas, ponto de ônibus e também acompanhando os fiscais da Sempab, no controle do comércio informal. Já para a avenida Itaúba e Amarelinho, no Educandos, serão deslocados 40 guardas.

O Manaustrans também estará presente nas ruas com 279 agentes, divididos na Ponta Negra, Avenida Itaúba e no Amarelinho.

Fotos: Tácio Melo

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: 2014, amarelinho, avenida itaúba, espeto, faca, fogos, ponta negra, réveillon, Secundário, Manaus, Amazonas, Famosos & TV

+ Amazonas