Compartilhe este texto

TCE-AM recupera processos eletrônicos após pane no sistema causada por servidores

Por Portal Do Holanda

03/10/2017 16h02 — em
Amazonas


Foto: Divulgação/TCE-AM

Os processos eletrônicos do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) foram afetados por uma pane nos sistemas e-Contas e Spede (Sistema de Processos e Documentos Eletrônicos) ocorrida há 38 dias, mas devem ser 100% recuperados até a próxima semana, segundo garantiu, na manhã desta terça-feira (3), o conselheiro-presidente do TCE-AM, Ari Moutinho Júnior, em coletiva.

Segundo o conselheiro, foi descartada a hipótese de sabotagem ou invasão de hacker e o problema teria ocorrido por “excesso de confiança e falta de responsabilidade” por parte dos dois servidores. Um que mexia diretamente com o PostgreSQL, que alimentava o Spede e o e-Contas, e outro por saber das limitações do backup e da necessidade de ampliação do mesmo e não tomar as providências necessárias, como gestor. O incidente afetou o servidor de dados PostgreSQL, atingindo 16,5 mil processos (80% de processos de aposentadoria), dos quais 62% já foram plenamente recuperados e os outros 38% estão em fase de recuperação.

O conselheiro-presidente, Ari Moutinho, anunciou que os dois servidores concursados identificados como os responsáveis pela pane (direta e indiretamente) responderão administrativamente na Corregedoria do TCE pelo problema técnico causado e terão de ressarcir aos cofres públicos os R$ 33 mil gastos na contratação das empresas especializadas que atuam na recuperação dos dados, em parceria com a Prodam e o Ditin.

O caso não havia sido comentado até então por orientação da Polícia Civil, que também acompanha o caso, além da investigação que as empresas especializadas estavam realizando. Na próxima semana, o e-Contas e o Spede voltam às atividades normalmente. Os gestores públicos que ficaram sem comunicação através dos sistemas terão os prazos processuais dilatados.

Para que uma nova pane não ocorra, o TCE reafirmou sua parceria com a Prodam, com garantia de backup extra na ‘nuvem’ da empresa, que será uma espécie de segundo backup para o futuro.  “Hoje, nós temos uma contingência do sistema que está em produção na Corte de Contas e, nos próximos dias, o ambiente de produção ficará em uma plataforma na ‘nuvem’. Toda segurança que nós iremos proporcionar será a mesma que já entregamos a tantas décadas para o Executivo estadual e outros órgãos de vários poderes”, informou o diretor-presidente da Prodam, Márcio Lira.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: sistemas, TCE, Amazonas

+ Amazonas