Treina pesado na academia e não emagrece? Saiba os motivos

Quando uma pessoa sedentária começa a seguir um plano de treino, uma das primeiras consequências é a perda de peso, contudo, com o passar do tempo, a balança começa a ficar estagnada e a pessoa para de emagrecer. Por que isso acontece?
Um estudo da Rutgers University, explica que quanto mais peso uma pessoa perde quando começa a fazer exercício físico, mais difícil é dar continuidade ao processo de emagrecimento, uma vez que o metabolismo entra em modo de autossuficiência.
“O nosso corpo se vê exposto a um esforço ao qual no estava acostumado e, por isso começa a perder peso, mas uma vez que a atividade se converte em rotina, o corpo se adapta”, explica o especialista José António Fernández ao site Buena Vida.
Mas existem outras razões. A regra 80%-20% é uma delas e a que mais fidedignamente comprova a importância da alimentação no emagrecimento. Na prática, segundo o El País, de nada vale seguir à risca um plano de treino e continuar a cometer excessos alimentares e a não cuidar da alimentação diária.
A diferença de gasto metabólico que varia de pessoa para pessoa é outro fator a se ter em conta na hora de avaliar os motivos pelos quais alguns atletas deixam de perder peso a curto ou longo prazo, como salienta a nutricionista espanhola María José Crispín. Para a especialista, o segredo está em criar um plano de treino que se enquadre no perfil da pessoa e que seja o mais variado possível, de forma a estimular o metabolismo e a proporcionar um gasto calórico contínuo.
ASSUNTOS: saúde e bem estar, Saúde e Bem-estar