Compartilhe este texto

Nasa adia missão lunar Artemis 2 para março devido a vazamento de hidrogênio líquido

Por Reuters

03/02/2026 10h46 — em
Saúde & Ciência



3 Fev (Reuters) - A Nasa anunciou nesta terça-feira que pretende lançar em março a missão Artemis 2, que enviará quatro astronautas ao redor da Lua, após um atraso na partida desta semana, causado por um vazamento de hidrogênio líquido durante um importante "ensaio geral".

A missão é a segunda do programa lunar Artemis, de vários bilhões de dólares, após um voo não tripulado em 2022, e a primeira a transportar astronautas ao redor da Lua em uma viagem de 10 dias ao ponto mais distante que os humanos já se aventuraram no espaço.

O vazamento ocorreu em uma interface "usada para direcionar o propelente criogênico para o estágio central do foguete", disse a Nasa, acrescentando que liberaria os astronautas, em quarentena desde 21 de janeiro para o lançamento previsto.

"Esses testes são projetados para revelar problemas antes do voo e definir o dia do lançamento com a maior probabilidade de sucesso", disse o administrador da Nasa, Jared Isaacman, em uma postagem no X.

"Esperamos realizar um 'ensaio geral' adicional e, então, visar a janela de março."

A missão, tripulada por três astronautas norte-americanos e um canadense, é um teste precursor do primeiro pouso de astronautas na Lua pela agência desde 1972.

"Com mais de três anos entre os lançamentos do foguete Space Launch System (SLS), já esperávamos encontrar desafios", disse Isaacman. "É exatamente por isso que realizamos um 'ensaio geral'."

O teste também registrou interrupções intermitentes no áudio em terra e operações prolongadas de fechamento da cápsula da tripulação Orion da missão, acrescentou ele.

(Reportagem de Shubham Kalia, em Bengaluru)


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Saúde & Ciência

+ Saúde & Ciência