Compartilhe este texto

OMS reduz em um terço apelo para emergências de saúde, para US$1 bilhão em 2026

Por Reuters

03/02/2026 7h44 — em
Saúde & Ciência



GENEBRA, 3 Fev (Reuters) - A Organização Mundial da Saúde está solicitando US$1 bilhão para emergências de saúde este ano, uma redução de um terço em relação ao ano passado, devido à queda no financiamento dos doadores e às dúvidas sobre as contribuições de seu antigo principal doador, os Estados Unidos.

“Estamos nos concentrando nos mais necessitados, onde podemos salvar mais vidas”, disse o diretor executivo Chikwe Ihekweazu em uma coletiva em Genebra na terça-feira, afirmando que os recursos serão destinados a 36 emergências, incluindo Gaza, Sudão e Ucrânia.

“Estamos profundamente preocupados com as enormes necessidades e como iremos atendê-las”, acrescentou.

Ihekweazu negou que a OMS se retiraria totalmente de qualquer crise. “O que fizemos, em cada um desses contextos, foi talvez não fazer tanto quanto gostaríamos”, disse ele aos repórteres.

Os EUA deixaram oficialmente a OMS em 22 de janeiro, criticando a agência global de saúde por sua maneira de lidar com a pandemia da Covid-19. A OMS defendeu vigorosamente seu histórico.

No passado, os EUA eram um dos principais contribuintes tanto para o apelo de emergência da OMS, que depende de doações voluntárias, quanto para seu orçamento mais amplo, baseado em parte nas contribuições obrigatórias dos membros.

Ihekweazu disse que, no ano passado, Washington não foi um dos principais doadores para o apelo de emergência, citando União Europeia, Arábia Saudita e Alemanha como os maiores contribuintes.

(Reportagem de Emma Farge)


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Saúde & Ciência

+ Saúde & Ciência