Encontros de arquitetos e urbanistas discutem a cidade e a urgência do projeto

Por Agência O Globo - / Portal do Holanda

19/09/2016 16h26 — em Rio de Janeiro

RIO — O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ) realiza nos dias 24, 26 e 27 de setembro dois eventos para debater a importância do projeto num obra, a II Conferência Estadual de Arquitetos e Urbanistas e 5º Encontro com a Sociedade. Com o tema “A Cidade e a Urgência do Projeto”, os encontros vão discutir a produção das cidades e a importância do planejamento nas esferas acadêmica, profissional e social.

Segundo especialistas, a queda da ciclovia Tim Maia no começo deste ano, as transformações urbanas em decorrência de grandes eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas e a elaboração do plano de desenvolvimento metropolitano, além da revisão em curso da Lei de Licitações (8.666/1993) são exemplos de como é essencial a discussão sobre como as cidades são produzidas e planejadas e sobre o importante papel dos arquitetos e urbanistas nesse processo.

Entre os participantes das palestras e debates estão os arquitetos e urbanistas Flávio Villaça, Indio da Costa, Nádia Somekh, Luiz Carlos Toledo, Clóvis Ilgenfritz, o economista Marcelo Néri e a geógrafa Ana Lúcia Brito.

O tema foi escolhido a partir de reuniões com arquitetos e urbanistas, entidades profissionais e representantes da sociedade civil. O lema dos eventos será “A produção de espaços na cidade – a relevância de conteúdo, estudos técnicos e a discussão do planejamento e do projeto completo”.

A II Conferência Estadual de Arquitetos e Urbanistas do Rio de Janeiro e 5º Encontro com a Sociedade acontecem nos dia 24 de setembro, das 9h às 15h, 26 e 27 de setembro, das 9h às 21h30m. Local: IAB-RJ. Rua do Pinheiro 10, Flamengo, Rio de Janeiro. Mais informações: caurj.gov.br e facebook.com/caurjoficial.

+ Rio de Janeiro