Compartilhe este texto

Destaque em alegoria da Tuiuti representará o presidente Michel Temer como vampiro

Por Agência O Globo

04/01/2018 10h01 — em
Rio de Janeiro



RIO - O desfile do Paraíso do Tuiuti sobre a escravidão (“Meu Deus, Meu Deus, Está extinta a escravidão?”) promete não ficar preso somente ao passado. Como , o presidente Michel Temer será lembrado no encerramento da apresentação da agremiação, quarta a desfilar no domingo de carnaval. O destaque da quinta alegoria representará o presidente da República como vampiro, uma provocação do carnavalesco Jack Vasconcelos que provoca uma reflexão sobre a escravidão nos dias atuais.

— No carro de encerramento a gente faz uma reflexão sobre a situação (atual) do trabalhador no Brasil, especilamente o mais pobre que herdou a falta de preparo na hora da abolição. A escravidão fica datada. Essa relação de opressor e oprimido está aí, e as pessoas não percebem isso. Estamos trazendo a escravidão para análise contemporânea — explica Jack.

A reforma trabalhista é mencionada na sinopse da escola ao traçar um paralelo da escravidão com a atualidade. “Segue vivendo espreitada no antigo pensamento de “nós” e “eles” e não nos permite enxergar que estamos todos no mesmo barco, no mesmo temeroso Tumbeiro, modernizando carteiras de trabalho em reformadas cartas de alforria”, diz o trecho final.

A provocação no desfile da escola de São Cristóvão não para por aí. O pato amarelo, símbolo das manifestações contra o governo da ex-presidente Dilma Rousseff, também estará no carro.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Rio de Janeiro

+ Rio de Janeiro