Compartilhe este texto

PF mira deputado do PDT em nova operação na Bahia contra desvio de emendas

Por Folha de São Paulo

27/06/2025 8h15 — em
Política



BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (27) a quarta fase da Operação Overclean.

A ação, autorizada pelo STF (Supremo Tribunal Federal), mira emendas do deputado federal Félix Mendonça (PDT) para três municípios baianos, sob a suspeita de envolvimento em fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos provenientes de emendas parlamentares, corrupção e lavagem de dinheiro.

A operação incluiu a quebra do sigilo telefônico do deputado e também o afastamento do cargo dos prefeitos de Ibipitanga, Humberto Raimundo Rodrigues de Oliveira (PT), e de Boquira, lan Machado França (PSB), além de pedidos de buscas contra eles e contra o ex-prefeito de Paratinga, Marcel José Carneiro de Carvalho (PT).

Segundo as investigações, há indícios de que um assessor parlamentar do deputado atuava como principal operador financeiro do esquema. A Folha tenta contato por telefone com o parlamentar. Não houve resposta até a publicação deste texto.

A apuração indicou que um grupo criminoso atuaria para liberar emendas parlamentares destinadas aos municípios baianos de Boquira, Ibipitanga e Paratinga, no período de 2021 a 2024, mediante pagamento de vantagem indevida e com manipulação de procedimentos licitatórios.

Os crimes apurados incluem integrar organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos e lavagem de dinheiro.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Política

+ Política