Compartilhe este texto

BC e Moraes dizem que discutiram Lei Magnitsky, não mencionam Banco Master

Por Reuters

23/12/2025 10h24 — em
Política



BRASÍLIA, 23 Dez (Reuters) - O Banco Central e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes informaram nesta terça-feira que fizeram reuniões para discutir efeitos da aplicação da Lei Magnitsky sobre o magistrado, em notas à imprensa que não mencionam debate sobre as apurações e a liquidação do Banco Master.

Na segunda-feira, a colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo, noticiou que Moraes teria procurado o presidente do BC, Gabriel Galípolo, pelo menos quatro vezes para fazer pressão em favor do Master. A esposa do ministro, Viviane Barci de Moraes, tem um contrato de prestação de serviços advocatícios com o Master.

Em nota, Moraes afirmou que fez reuniões para tratar da Lei Magnitsky com representantes de instituições como Banco Central, Banco do Brasil, Itaú, Santander, Confederação Nacional das Instituições Financeiras e Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

“Em todas as reuniões, foram tratados exclusivamente assuntos específicos sobre as graves consequências da aplicação da referida lei, em especial a possibilidade de manutenção de movimentação bancária, contas correntes, cartões de crédito e débito”, disse.

Pouco mais de uma hora depois, o BC divulgou nota na qual “confirma que manteve reuniões com o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, para tratar dos efeitos da aplicação da Lei Magnitsky.”

Moraes havia virado alvo dos Estados Unidos por ser relator do processo criminal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, aliado do presidente Donald Trump, mas o governo do país norte-americano acabou retirando neste mês as sanções da Lei Magnitsky contra o ministro.

(Por Bernardo Caram)


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Política

+ Política