Início Política Bolsonaro confirma em carta Flávio como seu candidato
Política

Bolsonaro confirma em carta Flávio como seu candidato

Reuters
Bolsonaro confirma em carta Flávio como seu candidato
Bolsonaro confirma em carta Flávio como seu candidato

SÃO PAULO, 25 Dez (Reuters) - Jair Bolsonaro confirmou em carta redigida à mão que escolheu seu filho mais velho, Flávio, como seu indicado para pré-candidato à Presidência nas eleições de outubro do ano que vem, segundo documento distribuído à imprensa do lado de fora do hospital em Brasília onde o ex-presidente foi submetido nesta quinta-feira a uma cirurgia de hérnia inguinal bilateral.

"Tomo a decisão de indicar o Flávio Bolsonaro como pré-candidato a presidência da república em 2026", diz o texto, que foi lido por Flávio do lado de fora do hospital e distribuído online por sua assessoria.

O nome de Flávio já havia sido indicado por Bolsonaro há exatos 20 dias, quando o próprio senador pelo PL disse que foi escolhido pelo pai, que foi condenado a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado.

A notícia de que Bolsonaro escolheu o filho mais velho como candidato à Presidência em 2026 derrubou mercados no Brasil na ocasião, fazendo as taxas dos DIs dispararem mais de 50 pontos-base e o dólar subir perto de 3% ante o real, enquanto o Ibovespa despencou mais de 4%.

Investidores esperavam que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), fosse indicado, mas ele voltou a citar lealdade a Bolsonaro e disse três dias depois do primeiro anúncio sobre a escolha do candidato que apoiará a indicação de Flávio.

O próprio Flávio, porém, disse que poderia desistir da candidatura dois dias depois do primeiro anúncio de sua indicação, mas que isso "teria um preço".

A família Bolsonaro e seus aliados têm buscado apoio para a aprovação no Congresso de uma anistia para os envolvidos direta e indiretamente nos ataques ocorridos em Brasília em 8 de janeiro de 2023, onde as sedes dos Três Poderes foram depredadas por uma multidão de apoiadores insatisfeitos com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva na eleição de 2022.

Por volta das 13h desta quinta-feira, a esposa de Bolsonaro, Michelle, escreveu em uma rede social que a cirurgia "foi finalizada com sucesso, sem intercorrências" e que "agora é aguardar o retorno da anestesia".

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?