Compartilhe este texto

PF cumpre 10 mandados de prisão domiciliar contra condenados em tentativa de golpe de Estado

Por Reuters

27/12/2025 11h32 — em
Política



BRASÍLIA, 27 Dez (Reuters) - A Polícia Federal cumpriu neste sábado, por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), dez mandados de prisão domiciliar contra condenados nas ações relacionadas à tentativa de golpe de Estado que culminou com os atos de 8 de janeiro de 2023, informou a corporação em nota.

Os mandados foram expedidos após a fuga do ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques, aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro. Vasques foi preso na sexta-feira no Paraguai, informou o STF, enquanto tentava embarcar para El Salvador, portando um passaporte paraguaio falso.

A operação da PF foi autorizada no âmbito de três ações penais, que tratam justamente dos núcleos 2, 3 e 4 da chamada trama golpista.

Integrante do núcleo 2, Vasques foi condenado a 24 anos e 6 meses pela Primeira Turma do STF. O ex-assessor internacional da Presidência da República no governo Bolsonaro, Filipe Garcia Martins Pereira, também integra esse núcleo e foi condenado a 21 anos.

Os alvos da operação da PF terão de usar tornozeleira eletrônica, estão proibidos de usar redes sociais, de ter contato com outros investigados e de receber visitas. Também tiveram de entregar seus passaportes, e tiveram suspensos seus documentos de porte de arma de fogo.

(Reportagem de Luciana Magalhães)


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Política

+ Política