Filhos e netos são presos por cometer crimes contra idosos no Amazonas; saiba mais
Manaus/AM – Ao menos 10 pessoas foram presas em flagrante por crimes contra idosos no Amazonas apenas no mês de outubro. A informação foi divulgada durante o balanço da Operação Virtude, realizado na manhã desta quarta-feira (5).
Entre os presos estão filhos e netos das vítimas. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), a ação ocorreu ao longo de todo o mês de outubro e foi coordenada em nível nacional pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
De acordo com a delegada Larissa Barreto, durante esse período foram recebidas diversas denúncias e pedidos de medidas protetivas em favor de idosos em situação de vulnerabilidade e violência.
“Nós apuramos mais de 200 boletins de ocorrência. Realizamos mais de 200 diligências domiciliares, porque é necessário verificar a denúncia no domicílio da pessoa idosa, já que, normalmente, é onde ocorrem os maiores casos de crimes. Os principais agressores são os filhos, os netos — ocorre dentro do ciclo familiar. Tivemos 10 prisões em flagrante, um cumprimento de mandado de prisão, mais de 70 inquéritos remetidos à Justiça, 14 TCOs e quase 30 medidas protetivas de urgência”, afirmou.
Além das averiguações presenciais, a polícia também promoveu ações educativas em escolas e nas redes sociais, novidade nesta edição da operação.
“Realizamos mais de 300 ações educativas, como palestras, panfletagens e caminhadas, em parceria com a nossa rede de proteção. Alcançamos mais de 130 mil pessoas. Por que esse número? Porque fizemos várias ações com mídia digital. Hoje sabemos que o principal meio de comunicação é a mídia digital. Por isso, neste ano, investimos fortemente nesse formato para conscientizar a população de que a pessoa idosa não é um fardo — pelo contrário, é um privilégio tê-la ao nosso lado”, destacou Larissa.
A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) também participou da operação e reforçou que denúncias podem ser feitas diretamente ao órgão.
“Trabalhamos incansavelmente, junto à rede de proteção. Os crimes criminais conseguimos resolver, mas sabemos que o conflito familiar pode perdurar se os órgãos da rede não atuarem conosco. Por isso, atuamos de forma integrada, e tivemos um grande sucesso nesta operação”, afirmou o defensor público Marcelo Pinheiro.
Larissa reforçou os canais disponíveis para denúncias de crimes contra idosos:
“Nossos canais estão sempre disponíveis: Disque 100, Disque 181, 197 da Polícia Civil, além das delegacias físicas e a Delegacia Virtual, onde é possível registrar boletins de ocorrência, inclusive de forma anônima.”
ASSUNTOS: Policial