Siga o Portal do Holanda

Amazonas

Juiz de primeiro grau vai decidir sobre cassação da aposentadoria de ex-procurador-geral do MP

Publicado

em

Por

Por unanimidade, o Pleno do Tribunal de Justiça do Amazonas decidiu que a Ação Civil Pública, movida pelo Ministério Público Estadual, pedindo a cassação da   aposentadoria  do ex-procurador geral  de justiça, Vicente Augusto Cruz, será processada e julgada no  1º Grau.


 Cruz é acusado atos de improbidade administrativa, relativas ao pagamento em dobro e em triplo do auxílio-alimentação aos servidores e membros do MP, nos meses de novembro e dezembro de 2005.

No seu voto a relatora da matéria, a desembargadora Maria das Graças Figueiredo, afirma que a competência de julgamento do TJAM é definida pela Constituição do Estado e pela Lei de Organização Judiciária (Lei Complementar nº 17/97), que não preveem o processamento de Ação Civil Pública para perda do cargo de procurador do Ministério Público.

A relatora também apresenta jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal de que a prerrogativa de função não se estende a membros de Poder aposentados, ainda que ocupantes de cargo vitalício: “(...) encerrada a função pública em decorrência da aposentadora, não há mais razão para se manter o foro privilegiado”.

NULL

+ Amazonas

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.