Compartilhe este texto

Juiz de primeiro grau vai decidir sobre cassação da aposentadoria de ex-procurador-geral do MP

Por Portal Do Holanda

09/10/2012 16h53 — em
Amazonas



Por unanimidade, o Pleno do Tribunal de Justiça do Amazonas decidiu que a Ação Civil Pública, movida pelo Ministério Público Estadual, pedindo a cassação da   aposentadoria  do ex-procurador geral  de justiça, Vicente Augusto Cruz, será processada e julgada no  1º Grau.


 Cruz é acusado atos de improbidade administrativa, relativas ao pagamento em dobro e em triplo do auxílio-alimentação aos servidores e membros do MP, nos meses de novembro e dezembro de 2005.

No seu voto a relatora da matéria, a desembargadora Maria das Graças Figueiredo, afirma que a competência de julgamento do TJAM é definida pela Constituição do Estado e pela Lei de Organização Judiciária (Lei Complementar nº 17/97), que não preveem o processamento de Ação Civil Pública para perda do cargo de procurador do Ministério Público.

A relatora também apresenta jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal de que a prerrogativa de função não se estende a membros de Poder aposentados, ainda que ocupantes de cargo vitalício: “(...) encerrada a função pública em decorrência da aposentadora, não há mais razão para se manter o foro privilegiado”.

NULL

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas, ministério público, vicente cruz, Amazonas, Justiça & Direito

+ Amazonas