Compartilhe este texto

Governo pressionado a reduzir vantagens concedidas à Videolar na produção de resinas na ZFM

Por Portal Do Holanda

15/07/2011 6h56 — em
Amazonas



O governo Dilma está sendo pressionado pelo Ceará e pela Bahia para reduzir as vantagens comparativas da Videolar, na fabricação de resinas na Zona Franca de Manaus. Por trás do movimento para podar os incentivos fiscais da Suframa à empresa de Lírio Parisotto, está a petroquímica Innova, que alega que os benefícios concedidos no Amazonas atingem sobretudo impostos sobre importação e na produção, gerando   grande desvantagem de preços para quem está fora do polo industrial de Manaus,  como a Innova e outras companhias espalhadas pelo Brasil.


  A vantagem da Vierolar chega a gerar diferença de 10% nos preços, principalmente porque a petroquímica compra o maior volume de estireno dos Estados Unidos. "Eles poderiam importar, mas não para colocar resinas no mercado interno", diz a principal executiva da Innova ni Brasil, Margareth Feijó Brunnet.


O movimento das petroquimicas localizadas no Polo de Triunfo, no Ceará, e na Bahia, é no sentido de que o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio proíba a operação de plantas na Zona Franca ou que restrinja a compra da matéria-prima dos polos nacionais. Segundo Margareth Feijó Brunnet, a isenção permite que a Videolar obtenha uma margem líquida que chega a ser o dobro das concorrentes.

A Innova lidera o mercado de estireno com 40% da oferta, seguida por 30% da Videolar.

  NULL

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas