Siga o Portal do Holanda

Recomeçar

Transtornos da sexualidade é tema de palestra no MP do Amazonas

Publicado

em

Na tarde do último dia 10 de junho, o Programa Recomeçar recebeu o professor doutor Paulo Ricardo Freire, que leciona na Universidade Federal do Amazonas, para o primeiro encontro do ciclo de Roda de Conversas sobre temas do campo da psicologia relacionados ao trabalho do programa. Neste primeiro encontro Ricardo Freire falou sobre transtornos da sexualidade, que são distúrbios qualitativos ou quantitativos do instinto sexual, também chamados de parafilias, podendo existir como sintoma numa perturbação psíquica, como intervenção de fatores orgânicos glandulares e simplesmente como questão da preferência sexual. A ação é parte do projeto de formação continuada da equipe do Programa Recomeçar, implementada pela servidora e pedagoga Tatiana Almeida, que atua na coordenação executiva do Programa.

Segunda a coordenadora geral do programa, promotora de Justiça Silvana Ramos Cavalcanti, “é fundamental que a equipe esteja em constante atualização e em debate sobre os principais temas que tocam o trabalho do Programa”.

Sexualidade e teoria psicanalítica

Ricardo Freire falou sobre a importância do encontro: “Penso que, ao considerar a teoria psicanalítica como base, discutir acerca dos transtornos sexuais possibilita a compreensão da dinâmica dos comportamentos de abuso sexual, do ponto de vista do agressor, o que, teoricamente, amplia a leitura do ponto de vista da vítima."

Ricardo Freire acrescenta que "considerando a pulsão sexual como uma energia que culmina em comportamento, é extremamente pertinente a discussão sobre o tema. A Roda de Conversa foi uma experiência significativa porque trouxe para o âmbito da discussão acadêmica aspectos relevantes da prática dos psicólogos no campo jurídico. Constatou-se a necessidade de um estudo mais específico, voltado para as características e condições do trabalho das psicólogas, tanto no campo teórico quanto no instrumental”.

Amazônia queima, Bolsonaro vacila e Macron se ‘apropria’ da região

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.