Professora da UEA é vítima de fake news envolvendo esposa do general Mourão
Manaus/AM - A professora doutora Maria Paula Gomes Mourão, da UEA, foi vítima de fake news nas redes sociais nesta quinta-feira (3).
A publicação trazia uma montagem do currículo de Maria Paula dizendo ser pertencente à segunda-dama, Paula Mourão, esposa do vice-presidente da República, general Hamilton Mourão. Ao contrário de Maria Paula, que é doutora, a segunda-dama deixou o serviço como tenente para cuidar de Mourão, com quem se casou em 2018.
Em nota, a Universidade se pronunciou desmentindo o que vem circulando na internet. Confira na íntegra:
"A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) vem a público por ocasião de uma postagem realizada em um perfil de rede social, envolvendo o nome da professora doutora Maria Paula Gomes Mourão, que teve seu currículo lattes (modelo de currículo acadêmico padrão no Brasil) completamente copiado e distribuído como se fosse da senhora Paula Mourão, que é esposa do vice-presidente da República, General Antônio Hamilton Gomes Mourão. A postagem foi realizada na manhã desta quinta-feira (3) e por volta das 17h já tinha quase 7 mil compartilhamentos.
A Universidade do Estado do Amazonas coloca-se à inteira disposição para prestar todo e qualquer esclarecimento que se fizer necessário. Quanto à ocorrência das Fake News, a UEA reconhece que a sociedade contemporânea lida com uma sobrecarga de informações, mas que se faz necessário verificar a origem das informações e, sobretudo, garantir que o que é compartilhado tenha veracidade. Identificada uma situação de Fake News corrigir os erros gerados a partir da publicação do falso conteúdo é fundamental, apagando postagens que não sejam verdadeiras, verificando as informações e também compartilhando as correções.
Por fim, faz-se extremamente relevante destacar que o currículo divulgado é verdadeiro, mas é de direito da médica, professora e pesquisadora amazonense Maria Paula Gomes Mourão. Contudo, o caso fez com que a professora da UEA perdesse o controle do número de ligações e mensagens recebidas em seu celular, gerando inúmeros transtornos e inconvenientes. Tudo isso foi repassado pela Assessoria de Comunicação da UEA para a Assessoria de Imprensa do nosso vice-presidente da República, General Mourão, que é um grande amigo da Amazônia e da Universidade do Estado do Amazonas."
ASSUNTOS: esposa general mourão, paula mourão, segunda dama, Amazonas